Recém-inaugurado, o Camará teve que enfrentar a crise e criou uma das campanhas com as recompensas mais criativas da Ilha

Falar de um novo bar enquanto a regra é ficar em casa pode parecer sem noção. Mas o Camará Bar, no Santa Mônica, em Florianópolis, merece o destaque. Até porque promete ser o rolê queridinho quando pudermos nos reunir novamente – quem mais está ansiosa para que esse momento chegue logo? Também vale a pena conferir a campanha criada para ajudar a manter o espaço durante a crise do coronavírus, super criativa e em parceria com vários artistas e marcas legais da cidade. 

O Camará é o novo projeto de Alisson Airam, baiano de 27 anos conhecido da noite de Floripa. Por aqui, onde mora há oito anos, trabalhou em baladas conhecidas em áreas como performance, host, produção de eventos, conteúdo e cenografia. Hoje também atua como cenógrafo em algumas festas como Troop e Glitch. 

“A oportunidade de abrir um bar surgiu quando a Vanessa Ribeiro me convidou para uma sociedade, para fazer meus drinks no Canto do Trio, do qual ela é sócia e administradora. A proposta se concretizou como um bar anexo, dentro do próprio Canto, e a partir daí as coisas foram crescendo e o Camará Bar, como marca, nasceu em meio a esse momento político bizarro de pandemia e isolamento social”, explica Alisson.

O Canto do Trio, que virou uma espécie de irmão mais velho do Camará, já é um consolidado reduto boêmio no Santa Mônica. Pertinho da Udesc e próximo à UFSC, recebe estudantes das duas instituições. A chegada de um bar de drinks no espaço, mais conhecido pelas cervejas e pelo samba, é muito bem-vinda. A carta tem opções clássicas e populares, como o Moscow Mule e o Negroni, além do autoral Floripa Island, que leva gin, rum, cachaça, vodka, licor de pêssego e suco de laranja. A proposta é oferecer bebidas de bom gosto com um preço justo entre R$ 5 e R$ 15. Há também mocktails, drinks sem álcool. Outras bebidas ficam por conta do Canto, assim como opções de petiscos – como o famoso e premiado bolinho de feijoada.

Ajude o Camará a ter uma vida longa 

Camará é um arbusto conhecido pelas flores coloridas que crescem juntas, como num buquê, e trocam suas tonalidades com o passar do tempo. O bar também foi idealizado a partir dessa vontade de estar junto, de ter um lugar para receber os amigos, onde as pessoas pudessem se sentir acolhidas e bem atendidas. O espaço estava em funcionamento desde janeiro, em um esquema meio soft opening, mas a marca e as redes sociais do Camará foram lançadas oficialmente na segunda quinzena de março, quando a quarentena já estava em vigor. Para gerar curiosidade do público e conseguir apoio financeiro em tempos de distanciamento social, Alisson criou uma das campanhas mais interessantes da Ilha. 

Alisson Airam. Fotos: Kamila Nunes

A vaquinha, feita via Abacashi, tem recompensas que vão desde uma festa open bar quando o isolamento social acabar até um jantar chiquérrimo preparado pelo chef Jefferson Cazaniga com shows de artistas como Joana Castanheira. Há ainda opções como uma aula de aquarela com Marcus Vinícius, free pass válido por um ano para o Baile da Brum, kit com brownies e pão de fermentação natural, entre outros. É possível apoiar o rolê com valores a partir de R$ 10 (sem recompensa) e até R$ 200 (um ensaio fotográfico com produção do próprio Alisson e fotos por Gustavo Hugh). 

“Por acreditar que juntos temos mais força, reunimos pequenos produtores, profissionais informais, artistas e marcas próximas a mim e ao Camará para criação de uma campanha coletiva de financiamento coletivo. É a partir da união dessa rede que buscamos fazer todo mundo continuar firme e se ajudando para que consigamos passar juntos por mais essa!”, finaliza Alisson. 

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