Com previsão de inauguração em janeiro, galpões restaurados ficam perto da Ponte Hercílio Luz e da Beira-Mar

Seis galpões com 125 anos de existência no Centro de Florianópolis passaram por um minucioso processo de restauração e receberão, a partir de janeiro de 2022, mais de 20 operações de diversas áreas, além de galeria de arte, auditório e praça. Devolvidos ao convívio da cidade, os galpões centenários da família Hoepcke abrigarão o Armazém Rita Maria, um complexo multiuso de entretenimento, localizado próximo à Ponte Hercílio Luz e à Avenida Beira-Mar. A Rua Henrique Valgas, em frente aos galpões, receberá ainda uma obra de revitalização.

“Estes galpões, construídos no final do século 19, serviam à Empresa Nacional de Navegação Hoepcke. Os navios aportavam aqui na frente, no trapiche, e os galpões funcionavam como armazéns de carga”, relembra Patrícia Grillo, sócia proprietária da Hoepcke Imóveis.

Algumas das operações já confirmadas são Casas com Alma, Juliana Hames, Galeria Mamute, Freddo Gelateria, Oakberry Açaí, Noir Sushi, Vacuno, On Bier Cervejaria, Coffee Train, Gare du Vin, Empório Dom, Tomato Grigliata, Tomato Forneria, Cervejaria Kill Brew, Boteco Rita Maria e Franz Cabaret, que está integrado ao complexo.

Entre as novidades do Armazém Rita Maria está o Lulu Marché, que busca recriar a experiência de mercados de bairro como os da Califórnia, nos Estados Unidos, e os da Europa, priorizando marcas locais e produtos orgânicos e sustentáveis. O minimercado ocupará todo o galpão 1, com quiosques do Kiki Poke e da Pure Food, além de café orgânico com opções de doces sem glúten, lactose e açúcar. 

Os frequentadores também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da construção:

“Aos poucos, o prédio vai contando a sua história. Podemos visualizar na alvenaria, nas aberturas das paredes, nas estruturas de madeira. Também observamos a arquitetura industrial e comercial daquela época”, comenta o arquiteto restaurador Jonathan Carvalho que, ao lado de uma equipe envolvendo arquitetos, engenheiros e a família proprietária, foi responsável pelo restauro do local.