8ª edição do festival será no dia 28 de outubro no Campeche, em Florianópolis

O ARVO Festival, um dos pioneiros entre os novos festivais de música brasileira em Santa Catarina, chega à oitava edição no dia 28 de outubro, em Florianópolis. As primeiras atrações confirmadas são Tulipa Ruiz, Jorge Aragão, Liniker e Nação Zumbi, e as vendas de ingressos começam nesta quarta, 5 de julho. 

Desde 2018, os sócios André Costa Nero e André Pardini trazem artistas que se destacam no cenário nacional da música brasileira, assim como artistas locais, a fim de fomentar a cena. É algo inédito no estado, conhecido muito mais pelas suas festas de música eletrônica.

“Nossa ideia foi quebrar um pouco um certo entendimento de que aqui o que vira é só o eletrônico. Se tem dado certo? Bom, já tem cinco anos que temos feito isso e o retorno tem sido incrível. Percebemos que muitos artistas estão há anos sem vir aqui, como é o caso da Tulipa que desde 2014 não se apresenta em Florianópolis. Então, o público entende o festival como esse lugar de trazer atrações que furam a bolha e que apresentam um Brasil mais plural, como é de fato”, diz Costa Nero. 

Enquanto HabEx (Habilidades Extraordinárias, quinto disco e mais recente álbum de inéditas) continua sua turnê de lançamento, a multiartista Tulipa Ruiz convida o público do ARVO para acompanhá-la em um passeio por sua carreira em um show no qual canta hits, composições que ama e canções ainda não gravadas por ela. Já o cantor e compositor Jorge Aragão traz para o palco do festival o seu mais recente projeto, lançado em 2021, Jorge 70: Ao Vivo em São PauloLiniker chega com o show do álbum Indigo Borboleta Anil, e a Nação Zumbi chega com um show que vai contar com os sucessos da carreira e versões de músicas importantes na história do grupo.

Sustentabilidade

A principal bandeira do festival é “Música e Sustentabilidade”. Em 2022, o evento conseguiu uma redução de 94% na geração de lixo que é desviada do aterro sanitário e a neutralização dos GEE (gases de efeito estufa) gerados. Devido ao gerenciamento dos resíduos e sua destinação correta, deixou de emitir cerca de 0,66t CO2 e, com isto, aproximadamente 92% das emissões relacionadas aos resíduos sólidos foram evitadas. Outras ações de boas práticas compõem o festival: fomento à agricultura familiar, redução de danos, produtos biodegradáveis ou reutilizáveis, recolha segregada de bitucas de cigarro, pop store por mulheres e a doação de alimentos não perecíveis.

Mais informações: @arvofestival 

Foto em destaque: Tulipa Ruiz por Kendy Higashi