Mostra apresenta trabalhos dos artistas Jérémie Bonheure, Deborah Seixas Xavier, Naiara Alice Bertoli e Ruth Steyer
A Fundação Cultural BADESC recebe, a partir da quinta-feira (6), a exposição Astronauta de Pano, que apresenta trabalhos dos artistas Jérémie Bonheure, Deborah Seixas Xavier, Naiara Alice Bertoli e Ruth Steyer. Com curadoria de Jérémie Bonheure, a abertura da exposição será a partir das 19h.
Segundo o curador, a exposição, que é inédita, recebeu o mesmo nome do curta-metragem realizado pelos artistas e começou a ser trabalhada ainda em 2019.
“Fabricamos uma parte dos objetos durante a pesquisa para um filme super 8. E dois anos depois, em 2021, após conseguirmos um financiamento, foi possível ampliar a pesquisa e desenvolver outros elementos do planeta no qual o astronauta aterrissou, bem como as ferramentas e tecnologias do personagem”, destaca.
Astronauta de Pano
A mostra é composta por 16 obras. Além de apresentar o filme Astronauta de Pano, que é um estudo de dois filmes, um em super 8 e o outro em vídeo, os visitantes vão poder ver de perto os objetos que fazem parte do mundo do astronauta, como a nave, ferramentas de comunicação, os objetos-personagens do mundo das criaturas de vento e desenhos que fizeram parte do processo de elaboração do universo.
“A exposição se trata da viagem de uma astronauta explorando mundos afora, lidando com solidão e encontros inusitados, por meio de técnicas rudimentares e poética”, explica o curador.
Jérémie ressalta ainda que todos os integrantes gostam do gênero da ficção científica, no entanto, desejam apresentar algo que fugisse desse universo.
“Três mulheres fazem parte do projeto, então pensar ficção científica feita com e por mulheres é uma questão que atravessa o filme, que foi influenciado pela obra da autora Ursula K. Le Guin”.