Projeto nasceu da vontade de professores e músicos de levarem música clássica a locais pouco óbvios da cidade

Depois de uma primeira edição feita de maneira espontânea e independente em 2016, o projeto Baroque Music Night volta a promover recitais em espaços culturais alternativos e prédios históricos de Florianópolis. A primeira apresentação será no dia 6 de novembro, às 19h30, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, que tem capacidade para receber 50 pessoas.

O Recital – Baroque Music Night nasceu de maneira independente, a partir da vontade de professores e músicos de levarem música clássica a prédios legais e pouco óbvios da cidade, em apresentações mais próximas da comunidade. Agora contemplados pelo prêmio Elisabete Anderle, os recitais do projeto serão realizados também nas igrejas centenárias na Lagoa da Conceição, Rio Vermelho e Ribeirão da Ilha, e no Museu da Escola Catarinense (antiga FAED), com datas a definir.

“O projeto nasceu de uma vontade minha de preencher uma lacuna de música clássica em Florianópolis. Minha pesquisa é centrada no século XVIII e pensei que poderia ser uma maneira de mostrar algo novo para as pessoas e dialogar. A ideia é fazer música histórica com instrumentos históricos e em prédios históricos. Não queria fazer em teatro porque acho que cria uma barreira gigante, muitas pessoas não entram mesmo sendo de graça, por não terem um senso de pertencimento ao lugar”, explica Fernando Bresolin, mestre em práticas interpretativas do violino pela UDESC e também professor do curso de música da universidade.

Fotos: Divulgação e Márcio Henrique Martins (destaque)

Entre os instrumentos utilizados estão violinos com cerca de 300 anos e um cravo com projeto do século XVIII. O repertório também é composto de peças dos séculos XVII e XVIII e os compositores escolhidos para mostrar um panorama deste universo foram Johann Sebastian Bach, Arcangelo Corelli, Johann Pachelbel, Georg Philipp Telemann e Henry Purcell. Ao final de cada apresentação, será realizado um bate papo sobre as questões que giram em torno do mundo da música erudita e do fazer musical como um todo, aproximando as pessoas desta linguagem.

Além de Fernando, o  grupo é formado pelos violinistas Dr. Luiz Henrique Fiaminghi, professor da UDESC especializado em violino barroco na Holanda e um dos fundadores do grupo Anima; João Titton, professor do curso de bacharelado em violino da UDESC; e o cravista Matheus Pacher, formado em música pela Universidade de Blumenau.

Recital – Baroque Music Night

Quando: 6 de novembro, às 19h30
OndeMuseu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa – Rua Tenente Silveira, 60, Centro, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita com distribuição de ingressos no local uma hora antes do início. Capacidade para 50 pessoas