Festival com DJs das festas Batuk Freak, Baile da Brum e OsGemeos será neste domingo (8), na Praia Mole

Neste domingo (8), Florianópolis recebe o primeiro Black Summer Festival, que reúne as maiores labels de Black Music da cidade na beira da Praia Mole. A festa começa às 13h, no Surf Hostel Dragão, com os DJs das festas Batuk Freak, Baile da Brum e OsGemeos. É a primeira vez que todas se unem em um mesmo festival e a ideia é proporcionar uma experiência única para quem curte os projetos, celebrar o início da temporada 2020 e, claro, abrir espaço para a arte, música e cultura negras.

Além das labels, participa também o DJ, podcaster, redator e pesquisador musical Fábio Lafa, que tem influências que vão da soul music americana e brasileira dos anos 70, R&B, hip-hop e as contribuições afro-diaspóricas dentro da house music. Ele também ocupa um dos microfones do podcast Frequência Modulada dentro do time brasileiro da Dublab, um dos maiores conglomerados de podcasts de música no mundo. 

No Black Summer Festival, Fábio também abre o projeto Papo Preto, da Batuk Freak, que irá trazer para a cidade nomes da cultura negra que se destacam para compartilhar experiências, vivências, estratégias de resistência e sobrevivência ao genocídio negro, e trajetórias com o público da festa. 

“Eu brinco falando que a Batuk é a anciã desse movimento. Desde que iniciamos o projeto com um piloto chamado Sarau Batuque Cultural, em novembro de 2016 no Museu do Centro Histórico de São José, sentimos que a missão da Batuk seria abrir portas e janelas para a comunidade artística negra da Grande Florianópolis. Nesse formato será a primeira vez, mas já tivemos o privilégio de ter os DJs de ambos projetos tocando em edições da festa”, conta Hudson Pereira, criador da Batuk. 

Festival é oportunidade para conhecer as principais labels de Black Music

Hudson conta que as labels que estarão no festival têm a preocupação de programar as festas de forma que elas não se choquem, em respeito ao público que costuma transitar entre elas. 

“Vimos o Baile da Brum nascer em uma festa pra comemorar o aniversário da Bárbara Brum no Jonas Bar. E continuamos acompanhando a ascensão dela. Ela é uma artista excepcional, talentosíssima e muito generosa que se apresentou em diversas edições da Batuk. Não havia como não ser sucesso um baile assinado por ela. Posteriormente vimos também o crescimento dos DJs Rômulo e Giovanni (OsGêmeos) nas noites da Ilha. Eles se identificavam muito com a Batuk, começaram a frequentar a festas, depois começaram a compor o line e em determinado momento se sentiram preparados para lançar a label deles. Foi muito bonita e madura a forma que eles comunicaram que fariam o Baile deles. Pediram a benção da “anciã” e se lançaram no mercado”, relembra.

Uma novidade: a Batuk está em uma nova fase e acaba de fechar um local para sua residência de verão. Em janeiro, todas as segundas-feiras, vai ter festa no 605, na Mauro Ramos, Centro de Floripa. 

Black Summer Festival

Quando: domingo (8), a partir das 13h
Onde: Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 1056, Praia Mole, Florianópolis
Quanto: a partir de R$ 20 antecipado, à venda no Madalena Bar