Ideia é observar a cidade, refletir sobre os fenômenos urbanos e agir coletivamente para transformar os espaços
A ativista social Jane Jacobs, autora do livro Morte e Vida de Grandes Cidades, defendia que a rua, o bairro e a comunidade são essenciais para o desenvolvimento da cultura urbana, e que as cidades deveriam ser pensadas para as pessoas – para que elas se encontrem e se locomovam com segurança. Afinal, somos seres sociais e precisamos de espaços de interação. Inspirados em Jacobs, o Portal ArqSC e o coletivo Caminhada Jane Jacobs Floripa promovem neste sábado (13) uma caminhada pelo bairro Córrego Grande, em Floripa, passando pela região do Parque Linear e arredores.
O convidado na condução deste percurso é o arquiteto e urbanista Gustavo Andrade, pesquisador do Laboratório Cidade e Sociedade da UFSC e um dos criadores do coletivo, que nasceu em 2013 inspirado em outras ações pelo mundo e se dedica à promoção da mobilidade do pedestre em Florianópolis. O grupo é formado por profissionais de diferentes áreas que se uniram para organizar percursos, sempre baseados na relação do pedestre com a cidade.
A caminhada ocorre das 10h às 12h e será finalizada em uma roda de conversa ao ar livre no deck do Parque Linear com a participação de arquitetos e urbanistas, como Nelson Teixeira Neto, Beatriz Zeglin e outros profissionais.
Caminhada Jane Jacobs Floripa – Córrego Grande
Quando: sábado (13), das 10h às 12h
Onde: saída do Showroom Dimas Construções, em frente ao Supermercado Imperatriz, Córrego Grande, Florianópolis
Quanto: evento gratuito, com vagas limitadas
Foto: Gabriela Dequech