Novidade fica no prédio da antiga rodoviária da Capital
A região da Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis, já se consolidou como destino boêmio, com várias opções legais de bares que vão da rua Victor Meirelles e adjacências ao calçadão que cobre o antigo canal da avenida. E tem novidade para quem curte dar um rolê naquela área: a produtora de eventos Caos, do querido casal Isaac Varzim e Paula Felitto, vai abrir um bar no prédio da antiga rodoviária da cidade – edificação construída no final dos anos 50 que fica na esquina com a Avenida Mauro Ramos e hoje abriga serviços como restaurantes, lojas populares e oficinas mecânicas. A abertura será no dia 24 de maio.
“A gente olhou vários espaços pela cidade e esse nos atraiu muito, primeiro por conta da revitalização da Hercílio Luz e toda a movimentação de noite dessa região, mas também pela estrutura de garagem que tem tudo a ver com a gente. Fica de frente para uma viela onde passam poucos carros, portanto podemos fazer o espaço interno e externo serem um só, as pessoas terem livre acesso para entrar e sair, para sentar ou seguir sua caminhada”, explica Isaac.
O empresário e produtor já passou pelo Jivago, 1007, Terraza e criou a SIC Radio. Pelas suas contas, foram mais de mil festas produzidas em Floripa desde que ele e a esposa se mudaram para a cidade, em 2007. A Caos veio em 2016 e já realizou eventos em vários lugares, como casas noturnas, hostels, praias e até em meio à natureza. A itinerância é uma das principais características da produtora e para quem é fã de suas festas, uma boa notícia: elas vão continuar em novo esquema, com menos frequência, porém melhores.
“O bar acaba sendo mais um processo natural do que qualquer coisa, até por conta das drásticas mudanças no mercado da noite, na política e na economia do Brasil. Costumo pensar que a “balada” como conhecemos hoje em breve será a nova videolocadora, engolida pela Netflix. Os modelos estão mudando, a forma de consumo e de comportamento está mudando. A Caos como é hoje nos dá algo incrível, que é o fato de não ter um ponto fixo, somos totalmente livres para ir de um lado para o outro. Um bar é o oposto disso. Mas creio que agora chegou a hora certa e tô empolgadíssimo com a coisa toda”, diz Isaac.
A ideia é que o bar seja uma extensão do que já é feito na Caos. Vai tocar música brasileira, de origem africana, eletrônica e rap, sons que já rolam nos eventos da produtora. O menu ainda não está definido, mas o foco serão as bebidas, com comidinhas simples para beliscar. Não faltarão drinks clássicos com gin, Campari, uísque e rum, cervejas bacanas e chopp artesanal.


Já o projeto arquitetônico é assinado por Emanuella Wojcikiewicz, também responsável pelo Madalena Bar, No Class, entre outros lugares lindos pela cidade. As referências, tanto do conceito do bar como do projeto, passam por arte, filosofia, materialismo, Nietzsche, Marx, Freud e Darwin.
“No centro do espaço há um sol que não se apaga, diferente do sol de Platão que nos mostrava apenas sombras projetadas nas paredes da caverna, esse é o sol que ilumina Zaratustra, é o sol do real, do concreto, da vida no agora, movido pelos encontros, pelas pulsões, pelo tesão, pelo desejo; o sol do amor fati, de amar o abismo e o caos da vida real, fugindo de idealidades que nos fazem blasfemar à terra em louvor a um céu ou um paraíso imaginário. Esse papo maluco foi o que despejei na cabeça da Manu para que ela tivesse total liberdade artística na criação do projeto, e ela mandou bem pra caralho, ficou emocionante”, finaliza Isaac.

Bar Caos
Quando: de segunda a sábado, das 18h às 2h. Dia da abertura: 24 de maio
Onde: Avenida Hercílio Luz, 1364, boxes 3 e 4, Centro, Florianópolis