Projeto está com vagas abertas para mulheres e diversidades de gêneros e visa incentivar o protagonismo na música instrumental brasileira
O projeto Choro Mulheril abre inscrições para seu primeiro curso de aprofundamento na linguagem de um dos gêneros musicais mais autênticos do Brasil. As inscrições para mulheres e pessoas de diversidade de gênero vão até o dia 8 de marça e, como as vagas são limitadas, haverá um processo seletivo. A formação está sendo promovida de forma gratuita e pessoas pretas e/ou indígenas, pessoas com deficiência ou advindas de famílias de baixa renda podem concorrer a bolsas de auxílio de custo. O resultado da seleção será publicado dia 14, nas redes sociais da iniciativa.
Desde junho de 2022, a Roda de Choro Mulheril tem reunido mulheres instrumentistas e encantado o público de Florianópolis. A roda acontece todos os sábados, a partir das 13h, no Centro Histórico da cidade, junto à Cervejaria Bugio. E o que começou como um encontro semanal foi expandindo e se transformando em um movimento musical de mulheres e diversidades de gênero.
Segundo as fundadoras, o projeto nasceu justamente da necessidade de criar mais espaços de representatividade feminina na música instrumental:
“O intuito dos nossos encontros é praticar o Choro, a música popular urbana mais antiga do país. Além de incentivar o protagonismo feminino, um dos nossos propósitos é resgatar e dar visibilidade à obra de compositoras brasileiras de diferentes gerações, desde Chiquinha Gonzaga até as compositoras contemporâneas”, explica Natália Livramento, idealizadora da roda.
Projeto vem atraindo interesse de instrumentistas
Com a propagação da roda, as organizadoras notaram o crescente interesse de instrumentistas em aprofundar seu conhecimento sobre o estilo, estudar o repertório e as características específicas da linguagem. A partir daí, o Choro Mulheril criou um projeto de formação na linguagem do Choro que contemplasse o público de instrumentistas mulheres e diversidades de gênero.
“Ano passado, fomos selecionadas pelo Prêmio de Incentivo à Cultura Elisabete Anderle e agora temos recursos para prosseguir com nosso propósito de dar acesso e protagonismo a pessoas que por muito tempo foram invisibilizadas na cena do Choro, um espaço ainda muito masculino, como diversos outros espaços da música”, diz Caroline
Cantelli, produtora executiva do projeto.
O curso “Choro Mulheril: formação na linguagem do Choro para mulheres e diversidades de gênero” acontecerá de março a junho de 2023, totalizando 12 encontros, que ocorrerão aos sábados, das 9h às 12h, na sede da Escola Livre de Artes, localizada no centro de Florianópolis. Serão oferecidas, no curso, aulas para: instrumentos solistas, instrumentos de acompanhamento harmônico e instrumentos de acompanhamento percussivo. As aulas serão ministradas respectivamente pelas professoras Angela Coltri, flautista e idealizadora da Roda de Choro Mulheril, Natália Livramento, violonista e também idealizadora da roda, e Thayan Martins, percussionista. Além das aulas de naipes, também haverá um momento semanal para a prática de conjunto.
Mais informações: formacaochoromulheril@gmail.com e @rodadechoromulheril
Foto em destaque: Marina Sartori