Reforma irá melhorar salas de aulas e espaço para exposições e eventos, além de criar nova entrada pela rua Saldanha Marinho, no Centro
Um projeto de restauro completo do sobrado onde fica o Círculo Ítalo-brasileiro de Santa Catarina, na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, está em andamento. Aprovado pela Lei Rouanet, a próxima etapa do projeto de restauro da sede do CIB/SC vai modernizar suas instalações e deixá-las acessíveis. O objetivo é o aprimoramento do atendimento das atividades culturais e filantrópicas da instituição – a modernização vai melhorar as salas de aulas, o espaço expositivo e de eventos, o jardim, a cozinha para aulas de gastronomia italiana, e outras salas. Será criada uma segunda entrada pela rua Saldanha Marinho, nos fundos do prédio, além da criação de bicicletário e biblioteca. Estima-se que toda a orba, que será realizada em etapas, fique pronta dentro dos próximos cinco anos.
A diretoria do CIB/SC vem se dedicando há anos para a consolidação deste projeto, que já foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle em outras edições – quando foram realizados os projetos arquitetônicos e de paisagismo, além da restauração da fachada. Entre os projetos complementares contemplados pela etapa atual estão o projeto luminotécnico, de climatização, de recuperação estrutural e incorporação de novas estruturas físicas, de instalações elétricas e eletrônicas, hidrossanitárias e o projeto de prevenção e combate a incêndio.
Em 1997, o Governo do Estado autorizou a concessão de uso do imóvel ao Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina – CIBSC pelo prazo de 20 anos, com a condição que o mesmo realizasse obras de restauro no edifício. O casarão tem uma longa história. Embora não seja possível precisar sua data de construção, estima-se que sua estrutura inicial seja do final do século XVIII. A edificação passou por diversas transformações ao longo do tempo – assim como a cidade de Florianópolis – mas, atualmente, conserva as feições da reforma realizada no início do século XX. Nessa reforma, além do recuo da sua fachada, a edificação teve suas feições transformadas ao gosto estético da época, o eclético, ainda mantido.

O conjunto arquitetônico, do qual o sobrado faz parte, inclui diversas casas da região e é tão significativo para a história e para a paisagem da capital catarinense que foi um dos primeiros a serem tombados pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis. O uso atual também é de grande valor para a cultura da Ilha. O CIB/SC ministra os cursos de Língua Italiana e promove manifestações artísticas e culturais, como palestras, cursos extracurriculares, de gastronomia, exposições de artes plásticas, fotografia e lançamentos literários, promovendo a interação social em pleno coração de Florianópolis.