Já a previsão de reabertura do MASC, com nova exposição, é na segunda quinzena de outubro

Depois de cerca de um ano e meio fechado por conta da pandemia, o CIC volta a abrir suas portas. Desde o dia 1º de outubro, já é possível conferir uma exposição no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e no Espaço das Oficinas de Arte, frequentar a Biblioteca de Arte e Cultura ou tomar um café no Barió. A tão aguardada reabertura do Museu de Arte de Santa Catarina – MASC está prevista para a segunda quinzena de outubro, ainda sem data definida, mas com nova exposição.

No MIS/SC, está em cartaz a exposição O que VEM antes da nuVEM, com parte do acervo de equipamentos e da coleção didática do museu. A mostra faz um passeio no tempo mostrando suportes, mídias e players que fizeram história no registro de vídeos, fotografias e músicas até o momento atual, com o advento da digitalização dos arquivos. Estão expostas cerca de 50 peças que revelam como era feito o armazenamento e como eram os meios de reprodução antes do surgimento das chamadas “nuvens”. 

Já no Espaço das Oficinas de Arte, está em cartaz uma exposição com trabalhos produzidos até 2019 pelos alunos da Oficina de Gravura, ministrada pelo professor Bebeto nas Oficinas de Arte do CIC.

“Estamos vivendo um momento muito importante para a cultura de Santa Catarina, com investimentos expressivos e ações que visam à retomada de um setor tão afetado pela pandemia do coronavírus. A reabertura dos nossos espaços culturais vem para coroar essa nova fase”, pontua Edinho Lemos, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Para garantir a segurança de todos, algumas medidas de prevenção serão adotadas para evitar o contágio pela Covid-19. Entre elas estão a obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o período em que estiverem dentro do espaço e a higienização constante das mãos com álcool em gel.

Até o fim do mês também estão previstos o retorno do Cinema Gilberto Gerlach, com programação semanal; bem como das aulas das Oficinas de Arte.

Foto em destaque: Márcio Henrique Martins / ASCOM FCC