Primeira exibição será nesta terça-feira (29), com Marte Um

Na edição de 2023 do cine debate Sobre Viver: O cinema do/a trabalhador/a, a programação será toda dedicada a filmes brasileiros contemporâneos que tiveram pouca circulação nas salas comerciais de cinema. São filmes sensíveis, que falam sobre as dificuldades e esperanças de quem é trabalhador. O evento é uma parceria entre o SINJUSC e o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC.

A primeira sessão será nesta terça-feira (29), às 19h, com o filme Marte Um. A obra conta a história de uma família de Contagem, periferia de Belo Horizonte, após a eleição de um presidente de extrema-direita. As experiências cotidianas de Wellington, Tércia, e de seus filhos Deivinho e Eunice, dialogam com a realidade de tantas outras famílias negras do Brasil. Marte Um, que representou o Brasil na lista de pré indicações ao Oscar 2023, é um manifesto em defesa do direito a sonhar e ter esperança.

Sobre Viver é parte do projeto de extensão “Trabalhamos, logo existimos: saberes da universidade e sindicatos sobre trabalho”, uma parceria entre o Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) e o Fazendo Escola – Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo Fazendo Escola.

Essa parceria tem por objetivo ampliar os horizontes de reflexão sobre as mudanças no mundo do trabalho e suas consequências para a classe trabalhadora, em especial suas parcelas mais vulnerabilizadas. Além disso, visa propor a criação de espaços de troca e diálogo entre acadêmicos, estudantes, sindicalistas e a comunidade em geral.

As exibições são gratuitas e acontecerão sempre às 19h, no SINJUSC, que fica no Centro de  Floripa. Após as sessões, haverá rodas de conversa. Com exceção da última sessão, haverá transmissão ao vivo. É possível se inscrever clicando aqui para receber o link e participar de forma remota.

Mais informações no @lastroufsc e @sinjusc.sc