Evento começa no dia 31 de agosto

Com seleção incrível de filmes e agenda especial para profissionais da educação, a 9ª edição do Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens começa na próxima segunda-feira (31/) e segue até 8 de setembro. Em 2020 o evento será 100% on-line e aposta na formação e debate sobre audiovisual como recurso educativo. O Coletivo Móbile Educacional abre o ciclo de oficinas de práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos já a partir das 10h. E a partir das 14h, educação, arte e mídias digitais estarão na pauta das Conversas sobre Cinema e Educação. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada ao vivo pelos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nas redes YouTube e Facebook.

 — O Circuito surgiu do desejo de levar os filmes da Mostra de Cinema Infantil para todo o Estado. Este ano faremos tudo virtualmente. Queremos nutrir os professores sobre esse tema, que tem sido muito necessário neste momento: o audiovisual na sala de aula — afirma a diretora geral do evento, Luiza Lins.

A programação do Circuito foi dividida em três módulos: oficinas de audiovisual para contextos educativos, Conversas sobre Cinema e Educação e, por fim, exibição de filmes catarinenses, com bate-papo sobre cinema para crianças ao final de cada sessão.

Serão seis oficinas no total, sempre no período da manhã, nos dias 31/8 a 4/9 e também no encerramento, dia 8/9. São voltadas aos profissionais da educação que querem se aproximar do universo audiovisual e incorporá-lo às suas práticas educativas. Já no período vespertino, entre 31/8 a 4/9, ocorrem as Conversas sobre Cinema e Educação, que se propõem a trazer para os professores e gestores culturais de Santa Catarina um panorama de projetos inspiradores que acontecem no Brasil nesta área. Tanto as oficinas quanto as conversas terão tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais).

Especialistas de referência no Brasil, como Cláudia Mogadouro (SP), do Cineclube de Educadores; Marialva Monteiro (RJ), fundadora do CINEDUC – Cinema e Educação; e os paraibanos Felipe Leal e Ana Bárbara Ramos, do projeto Semente Cinematográfica; entre outros, debaterão pautas como educação audiovisual, criação de filmes nas escolas, filmes com e para crianças e Lei 13.006 e a formação de professores estão na programação. 

O Samba

Cinema catarinense em destaque

 Pela primeira vez, o Circuito apresenta uma seleção pautada na produção de audiovisual catarinense para crianças, com filmes produzidos em Santa Catarina desde 2005 até os dias atuais. Entre os selecionados estão Taí ó, uma aventura na Lagoa (2014), de Mauricio Venturi; O fim da trama, de Patrícia Monegatto (2016); e O resgate (2018), de Arthur Roedel.

As sessões serão transmitidas ao vivo no sábado (5/9), domingo (6/9) e segunda (7/9), das 17h às 19h, sempre pelos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no YouTube e Facebook. Serão exibidos 10 curtas-metragens catarinenses, com bate-papo com os realizadores ao final de cada sessão. Vale lembrar que já na abertura, no dia 31, os filmes serão disponibilizados para livre acesso durante o Circuito.  

Curtas nacionais que fizeram sucesso durante as Mostras de Cinema Infantil de Florianópolis ao longo de 18 edições também entraram na seleção. Todos os filmes têm versões com tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) e audiodescrição.

 — Acreditamos na força do pertencimento por meio do audiovisual e reconhecemos a importância das crianças verem sua cultura nas telas — afirma Luiza Lins.

Veja toda a programação e mais informações