Projeto terá segundo encontro na Capital neste domingo (8)
O Clube Lesbos é um espaço para apreciação e discussão de obras lésbicas, que chegou em Floripa em novembro e terá um segundo encontro neste domingo (8), às 18h, na Casa Luanda. A iniciativa, que surgiu em São Paulo e já existe em cidades como Curitiba, Goiânia, Salvador e Recife, é organizada por aqui por Amanda Melotto e Marina Barcellos.
O foco do Clube Lesbos, em geral, é promover encontros para discussão de obras produzidas ou protagonizadas por mulheres lésbicas ou bissexuais. Dentro dessa gama, tudo é permitido – romance, poesia, websérie, músicas, documentário, entre outros formatos. As amigas assumiram o compromisso de organizar os encontros na Capital, mas a ideia é que a construção do clube seja bem coletiva, que as pessoas se sintam à vontade para sugerir obras e temas.
“Conhecemos o Clube Lesbos pelo Instagram e começamos a acompanhar o que estava rolando em outros lugares, sempre a partir da iniciativa voluntária de mulheres que se organizaram para ter o clube em suas cidades. E Floripa não poderia ficar de fora, né? Afinal, são poucas as atividades organizadas para o público lésbico por aqui. Foi a partir da vontade de reunir pessoas para construção de um espaço seguro de lazer e afeto, de troca de experiências e de valorização da arte feita por mulheres lésbicas que nasceu o Clube Lesbos Floripa”, explica Amanda.
O primeiro encontro aconteceu no Espaço Arco-Íris, no Centro da cidade, num sábado à tarde. O livro escolhido para a estreia foi Amora, da Natália Borges Polesso.
“Não sabíamos o que esperar – visto que era o primeiro encontro – mas tivemos um retorno muito legal. Estávamos em um grupo composto por sete mulheres bem diversas em suas opiniões, formações e signos (risos!). Todas as que participaram se mostraram muito felizes com a fundação do Clube Lesbos Floripa e entusiasmadas com as perspectivas pros futuros encontros. Foi um momento de trocas enriquecedoras e que aconteceram com muita facilidade, tanto é que tivemos a impressão de o tempo passar voando! Por ser um livro com várias temáticas diferentes, isso também facilitou para que diversos assuntos surgissem no momento do debate. Saímos de lá com uma lista maravilhosa de sugestões pros próximos encontros e uma grande vontade de seguir tocando o projeto”, completa Marina.
Confira 10 dicas de livros e filmes lésbicos, por Clube Lesbos Floripa
No próximo, neste domingo, será exibido o filme Pariah, que conta a história de uma adolescente que começa a descobrir sua sexualidade. O filme é dirigido por uma lésbica (Dee Rees) e traz a narrativa de uma mulher negra, lésbica, não feminilizada.

“É algo muito potente e que abre espaço para várias discussões urgentes e necessárias. Até agora, as obras foram escolhidas por nós, mas a ideia é que a escolha das obras, assim como a própria construção do clube, seja coletiva. São os encontros que vão nos mostrar o que está mais urgente e o que as participantes estão com mais vontade de discutir e isso guiará a escolha das obras”, finaliza Amanda.
Clube Lesbos Floripa – exibição do filme Pariah
Quando: domingo (8), às 18h
Onde: Casa Luanda – Av. Me. Benvenuta, 1636, Santa Mônica, Florianópolis
Quanto: inscrições gratuitas por DM no Instagram do projeto. Vagas limitadas!
Foto em destaque: Cíntia Lazzaroto/Tem Que Ter