Festa do coletivo homônimo será nesta sexta-feira, 10 de junho, com 10 horas de duração

Fundado em 2019 na Capital catarinense, o Coletivo Brasa prepara um festão para esta sexta-feira, 10 de junho, que o consolida como importante plataforma feita por e para pessoas LGBTQIA+ para fomentar o acesso à música eletrônica na região.

“Montamos o coletivo pois nos sentíamos muito inspirados por festas e núcleos de outros estados, mas não víamos essa mesma presença em Floripa. Na época estávamos conversando sobre a possibilidade de fazermos um coletivo diferente de tudo que já vimos e ouvimos na cidade, que proporcionasse espaço para artistas emergentes como nós, principalmente LGBTQIA+, e que tivesse um pegada de som mais Brasil, mais rebolativa e acelerada”, conta LUWP, um dos produtores junto com Chroma e Dumach. A Brasa ainda conta com uma DJ residente, a Celestia, e a Manuela, que é responsável pela porta e lista trans.

A primeira Brasa foi em janeiro de 2020, no extinto Downtown Secrets, no Centro. O rolê já passou pelo Madalena Bar, em uma versão pocket de Carnaval no mesmo ano, por festas online durante a pandemia, pelo Selva Floripa e Haoma Bar. Hoje, a Brasa acontece no Mais Dezoito Club, na SC-401.

“Nós somos a ruptura de tudo que já foi apresentado como música eletrônica em Florianópolis, vamos do funk ao house, do som reto ao mais quebrado, do mental ao mais rebolativo. Principalmente, somos apaixonados por sonoridades de artistas nacionais e batidas brasileiras”, explica o produtor.

Na edição desta sexta-feira, a Brasa traz dois DJs headliners renomados do circuito underground de música eletrônica de BH e do RS: Lagoeiro, produtor e criador da Masterplano, e PV5000, criador e produtor do Coletivo TTTTTT. Na Masterplano, Lagoeiro faz da festa uma ferramenta de (re)descoberta da capital mineira ao reativar edifícios ociosos desativados, espaços públicos improváveis e paisagens campestres periféricas. Já PV5000 circula pelas cabines mais importantes de Porto Alegre e festas e festivais pelo Brasil, com um som que inclui house music, electro, hard drum, beats afiados e graves gordos, high-bpm e sets rápidos e dinâmicos, com respiros pontuais para a pista.

O rolê vai das 23h às 9h e também terá Marssala (D:STURBIO/COLOKADAS), Le Calve (BATEU) B2B Celestia (BRASA), Chroma (BRASA) e Pri Butzke (ZERO UM) B2B LUWP (BRASA). Artistas locais completam a programação. Vale lembrar que a comprovação da vacina será obrigatória.

Mais informações pelo Instagram.

Foto em destaque: Lara Albrecht