“Copi”, adaptação do livro “As Fantasias Eletivas”, é estrelado por Renato Turnes, a argentina Mariana Genesio Pena e Néstor Guzzini
Copi, selecionado para Competição Mercosul do FAM 2020, adapta para o cinema o romance As Fantasias Eletivas, de Carlos Henrique Schroeder, bibliografia obrigatória para ingresso nas principais universidades do sul do Brasil.
O curta-metragem, realizado em Balneário Camboriú e estrelado por Renato Turnes, talento do cinema e teatro de Santa Catarina, e Mariana Genesio Peña, atriz trans argentina, foi selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas Mercosul, a mostra de curtas mais importante e disputada do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul — FAM 2020. O filme é dirigido por André Gevaerd e tem produção da CineramaBC Filmes.
A obra literária narra história de Renê, um recepcionista noturno de hotel na turística Balneário Camboriú, que tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, uma travesti obcecada por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída. Renê lerá o que Copi escreve e será o único que terá acesso a suas fotos de surpreendente beleza. É quando um livro se abre dentro do livro, e tudo se torna um grande ensaio da alma humana. As fantasias eletivas une prosa, poesia e fotografia para refletir sobre a solidão e a criação literária, e mostra como a literatura, a de verdade, é sobretudo feita de sangue.
Copi retrata na linguagem cinematográfica o universo narrativo da obra de maneira fiel e com um olhar sensível e humanizado para enaltecer as particularidades da história que trata de temas como solidão, amizade, preconceito e perda afetiva, e para isso traz em sua narrativa a relação que se estabelece entre um homem comum brasileiro e uma artista travesti argentina. O primeiro contato conturbado é superado através do reconhecimento do outro. Assim, nasce uma amizade improvável dotada de cumplicidade e compreensão. O curta também conta com atores como Néstor Guzini (vencedor do Kikito de melhor ator), Melize Zanoni, Luciano Estevão, Junior Farias e Dino Galdi.
Veja o trailer:
“O filme é mais delicado do que o livro, o que gostei muito. Ele investiga outros nuances da história. É uma bela janela para o interior de Renê e Copi”, destaca o escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder.
O curta possui diálogos em português e espanhol, com objetivo de estreitar os laços afetivos e comunicativos entre brasileiros e argentinos.
FAM 2020
A 24ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2020, que reúne o melhor da cinematografia brasileira e do Mercosul, será realizada em formato inédito esse ano por conta da pandemia. O festival ocorre de 24 a 30 de setembro. Os ingressos para as exibições podem ser adquiridos aqui.
Foto em destaque: Matias Merino