Evento terá apresentações gratuitas com Dale Circo, banda Tijuquera, Oros Boros e Cuscobayo, e intervenções artísticas dos alunos e professores das oficinas do projeto
Saiu a programação completa da 2ª edição do Festival Culturaberta, que ocorre dia 29 de julho, na Matura Floripa, no Campeche. Serão nove horas de música, arte, dança, circo e cultura popular, com destaque os shows das bandas Tijuquera, Oros Boros e Cuscobayo, além da apresentação circense da cia. Dale Circo e do tradicional Boi de Mamão. A entrada é gratuita e conta também com intervenções artísticas dos alunos das oficinas do Projeto Culturaberta.
A ideia do Festival é ter artistas convidados e servir de espaço para apresentação das progressões artísticas dos cerca de 400 integrantes das 16 oficinas de música, canto, dança, circo, fotografia, artes visuais, além de educação ambiental, que o Projeto oferece desde o início do ano no Sul da ilha.
“Desta vez vamos ter um número maior de intervenções, vamos mostrar os resultados das oficinas regulares, a evolução artística de cada aluno. Também vamos trazer três bandas convidadas para o palco do Culturaberta, com influências brasileiras com um toque de rock”, conta Osvaldo “Vavá” Pomar, diretor artístico do Projeto Culturaberta.
Nesta segunda edição, as performances artísticas terão novas formações. Os alunos da flauta vão se misturar aos pandeiros que, por sua vez, guiarão os passos da dança tribal. A galera do canto vai entoar a canção “A Ponte”, de Lenine. Os batuques farão parte da roda de samba e jongo – uma dança típica do sudeste brasileiro – em que o público poderá participar junto às turmas de cultura popular e dança afro-brasileira. Também fazem parte da programação: palhaçaria e circo, dança flamenca, violão e flauta, dança de salão, exposição fotográfica, de desenho realista e de aquarela.
Cultura da Ilha
Para manter viva a tradição manezinha, o 2º Festival promoverá o encontro de 23 rendeiras entoando cantigas de ratoeira, uma antiga herança da Ilha. A responsável por embalar as tramas de bilro com cantigas de ratoeira será Roseli Pereira, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, apoiadora do projeto. O público infantil também vai poder curtir a apresentação do Boi de Mamão.
Mais informações: culturaberta.com.br
Foto em destaque: Igor Zanin