Confira os destaques da programação do evento que terá 10 horas de música, dança, circo, teatro, cultura popular e artes visuais no Campeche
Dandara Manoela e Cores de Aidê, A Grande Invenção de Julio Maestri, Marco Oliva e Cláudio Schuster com Há Um Blues no Fim do Túnel, Boi de Mamão Arreda Boi e o grupo Tarrafa Elétrica, de Itajaí, são os destaques da programação do 1º Festival Culturaberta, neste sábado (27), no espaço Matura Floripa, no Campeche. O evento gratuito e aberto ao público celebra a estreia do projeto que, além de quatro festivais programados para o ano todo, também conta com 16 oficinas culturais iniciadas em abril, no Sul da Ilha.
O Projeto Culturaberta iniciou há dois meses e tem mais de 300 alunos inscritos em 16 cursos de formação estendida em diversas áreas artísticas. Programado para acontecer de abril a novembro de 2023, o projeto tem como principal objetivo impactar positivamente a sociedade, por meio da formação, difusão e promoção da cultura, visando valorizar o trabalho artístico autoral catarinense e dar oportunidade aos cidadãos de acessar arte e cultura nas mais diversas formas. Por isso, além das oficinas, a iniciativa propõe a realização de quatro festivais gratuitos e abertos ao público, não só para oferecer à população uma opção cultural e de lazer, mas também para os alunos das oficinas terem a oportunidade de aplicar seus aprendizados, e apresentá-los ao público no formato de intervenções artísticas, com a segurança e apoio de seus professores.
“Incluir na programação do festival os alunos e professores das oficinas, apresentando ao público os trabalhos desenvolvidos em aula, mesmo que ainda em processo, será nosso diferencial, pois queremos mostrar que a arte é construção e que aprender e criar são processos permanentes. É uma oportunidade para os visitantes e para os participantes do projeto”, explica Osvaldo Pomar, diretor artístico, proponente do projeto e professor da oficina de pandeiro.
Programação completa
13h – Exposição de Artes Visuais das Oficinas
14h30 – A Grande Invenção – Júlio Maestri (Florianópolis-SC)
15h30 – Intervenções das Oficinas
16h – Boi de Mamão – Arreda Boi (Florianópolis-SC)
17h – Intervenção das Oficinas
17h30 – Tarrafa Elétrica – Som Peixeiro de Raiz (Itajaí-SC)
18h45 – Intervenção das Oficinas
19h10 – Há Um Blues no Fim do Túnel – Marcoliva e Cláudio Schuster (Florianópolis-SC)
20h20 – Intervenções das Oficinas
21h – Dandara Manoela (foto em destaque/divulgação) & Cores de Aidê (Florianópolis-SC)
O 1º Festival Culturaberta será no espaço Matura Floripa, no Campeche, localizado na SC 405, próximo à rótula do novo acesso ao aeroporto. A organização do evento recomenda o uso do transporte público e aplicativos de mobilidade.
Para os que optarem ir de carro, haverá um estacionamento parceiro por R$ 10. O estacionamento da Matura será disponibilizado para atender ao público e infraestrutura do Festival. A produção também recomenda não estacionar nas ruas laterais e nos acostamentos da rodovia, evitando multas e transtornos ao coletivo.
Comidinhas de boteco e lanches serão oferecidos pelo bar da Matura, que também serve suas cervejas artesanais de produção própria e bebidas não-alcóolicas. A casa funciona mediante a compra de fichas no caixa para consumo ao longo do evento.
Mais informações: culturaberta.com.br