Filme terá sessões na sexta (20) e no domingo

Seja ficção ou documentário, a produção da catarinense Cíntia Domit Bittar é consistente e seus filmes vêm sendo exibidos em festivais importantes. Neste fim de semana, o público de Floripa vai poder assistir ao novo curta Baile, uma produção Novelo Filmes com roteiro e direção da cineasta. O filme, viabilizado através do edital Prêmio Catarinense de Cinema 2018, teve suas filmagens realizadas em Florianópolis, em março deste ano. Haverá exibições na sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa (uma das locações do filme) e no domingo, no CIC – sessão acessível com audiodescrição, Libras e LSE (legenda para surdos).

A protagonista de Baile é Andrea, menina negra de 9 anos que vive com sua mãe e sua bisavó, que precisa de cuidados extras por sofrer de Alzheimer.

“A história é sobre um dia na vida delas e nesse dia a menina terá um passeio escolar para o centro da cidade, onde visitará a Figueira e a Alesc. Há dias que nos amadurecem mais e esse é um deles na vida de Andréa, mesmo que ela ainda seja muito nova para perceber”, conta a diretora.

cíntia domit bittar
Cíntia Domit Bittar

” Uma imagem na minha memória foi a faísca da ideia: a galeria dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, repleta de retratos de homens – homens brancos, melhor dizendo. Desde a primeira vez que eu vi fiquei impactada com o peso de tanto simbolismo e sabia que precisava fazer algo com isso, então guardei numa caixinha especial na memória onde eu mantenho vivas certas cenas vistas ou imaginadas, para que um dia quem sabe ganhem uma história”, explica Cíntia sobre o roteiro.

O elenco é formado por muitos estreantes. A pequena Emilly de Jesus, por exemplo, que interpreta Andrea, se encarregou de fazer seu vídeo e sua inscrição para o teste sozinha. Já Adélia Domingues Garcia, que dá vida à bisavó da menina, já foi Miss Florianópolis da Terceira Idade e participou de seu primeiro curta profissional. Quem também estreou no cinema foram a escritora e roteirista Adriane Canan, a atriz e ativista Elaine Sallas e a modelo mirim Giovana Valgas.

O filme integrou o 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens, onde ganhou o prêmio de aquisição do Canal Curta!/Porta Curtas; e estará no 19º Goiânia Mostra Curtas e no Circuito Penedo de Cinema 2019 nos próximos meses.

Estreia de Baile em Florianópolis

Quando: sexta-feira (20) e domingo, às 19h
Onde: saguão principal da Alesc e cinema do CIC
Quanto: gratuito

Fotos: Kamila Novaes