Livro infanto-juvenil Foi no Campo da Dúvida é a nova obra do reconhecido escritor catarinense

O Campo da Dúvida, antigo nome da região do atual município de Fraiburgo, é o cenário de uma fábula de tradição oral do meio-oeste de Santa Catarina recontada pelo escritor Dennis Radünz com uso de regionalismos da língua portuguesa de cultura cabocla. Um dos mais reconhecidos escritores catarinenses, Radünz vive em Florianópolis e também é editor.

O livro infanto-juvenil Foi no Campo da Dúvida (Editora Nave, 20 páginas) tem ilustrações enigmáticas da artista catarinense radicada em São Paulo Teresa Siewerdt e inclui breve seleção de termos regionalistas compilados pelo pesquisador Fernando Tokarski, de Canoinhas, os quais inspiraram Dennis, que é mestre em literatura pela UFSC, em sua recriação literária nos termos da “teoria de variação linguística”. O lançamento presencial será na cidade que inspirou o conto, Fraiburgo, no Meio-Oeste, no dia 20 de julho. A data marca o início das vendas para todo o Brasil pelo site da editora.

A obra conta a história de Ferdinando, que depois de anos no exterior volta à Taquaruçu e reencontra a bela Eurídice em um salão de baile: os dois dançam no “quebra-costelas”, se apaixonam e ele a empresta seu casaco na noite de inverno intenso, até que descobre que ela era uma “visagem”, uma moça-fantasma.

Ilustração de Teresa Siewerdt

A publicação faz parte do projeto “Foi no Campo da Dúvida: literatura na variação linguística cabocla”, proposto pela escritora e artista Patrícia Galelli, e selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021. Para Dennis Radünz, esse livro-reconto é “uma evocação afetiva do imaginário dos povos da região do Contestado”.

“Foi no Campo da Dúvida” traz ao presente da região de Fraiburgo o imaginário vívido do passado, com os seus “contadores de causos” nas rodas de família. Conjugando a cultura material e a cultura imaterial, a tradição oral e a transmissão escrita busca reavivar as experiências coletivas do narrar, com o substrato da geografia, da história, da economia e do imaginário popular de Santa Catarina.

Mais informações pelo site.

Foto em destaque: Patrícia Galelli