Iniciativas como os brechós com curadoria estão ganhando cada vez mais espaço

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo e iniciativas como os brechós são essenciais para diminuir o ciclo de produção de roupas e incentivar a reutilização de peças que, muitas vezes, estão novas. O Desapegue Floripa, que celebra quatro anos neste sábado (27) com festa na loja, surgiu para contribuir com a saúde do planeta e fazer da moda um instrumento poderoso de transformação interna e externa.

Caroline Ribeiro e Sabrina Nicoli, idealizadoras da Desapegue, contam que adoram quando as clientes chegam com as peças que querem repassar, porque é um sinal de que elas estão cada vez mais conscientes desse ciclo de sustentabilidade. “Sempre avaliamos de forma meticulosa cada uma das peças, porque só colocamos em exposição na nossa loja produtos em ótimo estado”, elas reforçam. 

Juntas, a dupla resolveu criar o lugar que vai além de ser uma loja, é um movimento colaborativo que acredita que a moda consciente é a mais bonita que existe. Caroline explica que aos poucos elas conseguem fortalecer a ideia de que os itens de brechós estão em perfeito estado para serem usados.

Ainda de acordo com as idealizadoras, quando acontece esse movimento de limpa no guarda-roupas, o volume de roupas que se passa adiante é de 10% a 40% do que se tem, e essa quantidade é importantíssima para diminuir a produção têxtil e incentivar mais pessoas a olhar para a sustentabilidade também na moda. Segundo o Sebrae, apenas no Brasil, são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que 80% do total são destinados a lixões e aterros sanitários.  

A conscientização do consumidor é necessária, mas é preciso que as indústrias também tenham atitudes alinhadas ao bem-estar do planeta. Em Santa Catarina, existem iniciativas que visam reciclar 120 toneladas de roupas até o final de 2023, tornando-as fios sustentáveis. 

O Desapegue Floripa fica no bairro Trindade, em Florianópolis, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e aos sábados das 10h às 13h. Informações sobre como desapegar das roupas no @desapeguefloripa.   

Foto: Alexandre Freitas