Show será no dia 7 de março
A maior cantora do Brasil, Elza Soares lançou em 2019 Planeta Fome, álbum que é uma religação do início de sua carreira com os dias de hoje. A história do álbum remonta a uma Elza ainda era aspirante a cantora, quando foi ao programa Calouros em Desfile, na Radio Tupi, apresentado por Ary Barroso. Ao vê-la vestida com trajes pobres perguntou: “De que planeta você veio, minha filha?”. E ela respondeu: “Do mesmo planeta que o senhor, do planeta fome”. O show do último disco será apresentado em Florianópolis no dia 7 de março, no Centro de Eventos da UFSC.
Naquela época, Elza achava que se tivesse alimentos para ela e para os filhos não teria mais fome. O tempo passou e Elza continua com fome, fome de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e mais. Para a artista, a fome só muda de cara, mas não tem fim. Há sempre um vazio na humanidade que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência. E é disso que se trata o disco Planeta Fome. O disco passa por tantos temas e critica tanto o Brasil, nosso lugar de fala, e que nos deixa tão famintos muitas vezes.
“Eu preciso encontrar um país que onde a saúde não esteja doente/E eficiente uma educação que possa formar cidadãos realmente”, canta Elza em País do Sonho, por exemplo. A própria cantora escolheu o repertório, selecionando o que queria cantar, o que fazia sentido nesse tempo de hoje. São 11 faixas, entre inéditas e regravações, incluindo uma composição própria, a primeira vez que grava uma música sua.
O show é tão forte quanto o álbum e tudo o que está ao redor de sua criação. A começar pelo figurino de Elza, feito com vários alfinetes remetendo à roupa que usava no dia do programa do Ary Barroso. Elza conta que não tinha o que vestir para se apresentar no Calouros em Desfile, quando tinha por volta de 14 anos e quis tentar a sorte para ganhar o dinheiro do prêmio. Pegou uma roupa da mãe, que era maior que ela, e encheu de alfinetes. Durante toda a apresentação Elza sentia os alfinetes quase como se fossem um estímulo para ela continuar. A partir desse dia, a carreira dela deslanchou e ela prometeu sempre carregar um alfinete com ela para nunca esquecer de onde veio – desde então, nunca subiu no palco sem um alfinete com ela.
“Fui espetada a vida inteira, passei fome de comida e hoje tenho outras fomes. Nessa roupa quis simbolizar o que sentia, o que sinto. Naquele dia só sentia os alfinetes me espetando”, conta.
Elza Soares apresenta Planeta Fome
Quando: 7 de março de 2020, às 21h
Onde: Centro de Eventos da UFSC
Quanto: a partir de R$ 128,80, via Ingresso Nacional
Foto: @callanga (Patricia Lino)