Na segunda edição, projeto quer intensificar ainda mais a conexão entre produtores locais e público com gastronomia criativa e experiências inéditas

*atualizada em 8 de fevereiro com nova data

Em dezembro, um grupo de 45 pessoas se reuniu em Florianópolis para participar da primeira edição do Farm Citizen, projeto que realizou um almoço ao ar livre onde o sabor dos alimentos ilhéus e o contato com a natureza foram os grandes anfitriões. O local, um sítio em Ratones, só foi divulgado 48 horas antes do encontro. Já o menu continuou secreto até o momento em que os participantes se sentaram na grande mesa compartilhada, embaixo de árvores e do lado de uma horta de orgânicos. Faltou citar que, antes disso, todos foram recebidos com cervejas Ratones, pães artesanais, pastinhas e geleias que já deram uma ideia da boa comida que estava por vir. Depois dessa experiência (que foi linda, por sinal), o Farm Citizen prepara a segunda edição, em 8 de março, das 11h às 16h, em um novo cenário na Ilha de Santa Catarina.

Os produtos com raízes catarinenses continuam no menu criado pelo chef Eduardo Capela em parceria com produtores da região.

“A segunda edição vai aproximar ainda mais o produtor local do público consumidor. No dia 9, uma programação com oficinas de pães e fermentados, torra de café, tour no campo guiado pelo anfitrião do lugar secreto e feira com a participação dos produtores farão parte da experiência. Além, é claro, do almoço que será servido na extensa mesa montada ao ar livre”, explica o chef Capela, que assina a produção executiva do evento junto com a Ratones Craft Beer, assim como no primeiro evento.

Desde janeiro, o chef e sua equipe realizam visitas nos sítios e pontos de venda dos parceiros para curadoria dos produtos que farão parte do cardápio – só revelado aos participantes à mesa. Entre os produtores confirmados, estão os alimentos orgânicos e charcutaria artesanal da Duca Charcutaria, o sorvete artesanal da MU Gelato, sais e temperos da Salsa Aromas e Sabores, geleias e compotas da Joaquina – Feito à Mão, cafés especiais Café Grãos do Brasil, fermentados 100% orgânicos e sem conservantes da Fermentados da Vila, UMA Padaria, Browneria e Strappa Kombucha.

Fotos: Daniel Esteves

Experiências da fazenda ao paladar

Uma sequência de sete pratos com insumos frescos em releituras e pratos autorais será harmonizada com variados estilos de cervejas artesanais produzidas pela Ratones Craft Beer. Além do almoço, estão inclusos no ingresso a participação nas oficinas promovidas pelos parceiros no dia do evento e as bebidas – água, águas saborizadas, kombucha por Strappa, cerveja artesanal por Ratones Craft Beer e cafés especiais do Café Grãos do Brasil.

Não haverá cobrança de taxa de rolha, e o menu poderá ser adaptado para participantes vegetarianos, com alergia ou intolerâncias alimentares.

Exemplo de adaptação vegetariana: ao invés de ostra, cogumelos

Novidade: lugar secreto terá opção de hospedagem

O projeto também preparou uma novidade para um número restrito de participantes. Até 20 pessoas poderão se hospedar em acomodações privativas em meio ao campo, com café da manhã: são 2 opções de chalés térreo, 1 chalé com mezanino e 2 pequenas casas. Quem optar pela hospedagem terá a opção de degustar um jantar assinado pelo chef Eduardo Capela (cobrado separadamente no local) e cadeira reservada na mesa do almoço de domingo.

Para quem optar pela experiência completa, o check in será no dia 8, a partir das 17h, e check out no dia 9, após o almoço do Farm Citizen. As vendas deste formato de participação são feitas exclusivamente pelo Instagram e pelo WhatsApp (48) 99668-3503.

Farm Citizen

Quando: 9 de fevereiro, das 11h às 16h
Onde: Lugar secreto (será revelado aos participantes no dia 7 de fevereiro)
Quanto: R$ 250 (ingressos limitados via Eventbrite)
Informações: farmcitizenexperience@gmail.com e (48) 99668-3503