Festival ocupa a tela de cinema do CIC entre os dias 23 e 26 de junho. A entrada é gratuita

A partir de quinta-feira (23), Florianópolis recebe a segunda edição do Festival de Cinema Negro. A programação é composta por mesas temáticas de debate sobre temas relacionados às políticas públicas da Cultura Negra e o protagonismo, com sessões de projeção de filmes especialmente selecionados para o festival.

Serão apresentados três longas-metragens, com estreia nacional de Cabeça de Nêgo (imagem em destaque), eleito pela ABRACCINE e APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo) como melhor filme brasileiro de 2021. O filme será exibido na sexta-feira (24), às 20h, e traz a história do jovem Saulo que, inspirado pelo livro dos Panteras Negras, tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Depois de reagir a um insulto racista, ele é expulso. Saulo se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado até que a justiça seja feita, dando início a uma grande mobilização coletiva.

A abertura do festival, que tem coordenação e curadoria de Allende Renck, contará com homenagens póstumas ao produtor cultural Hudson Pereira, da Batuk Freak, e ao ator Milton Gonçalves. Também na quinta-feira, será exibido o filme Judas e o Messias Negro, primeira obra indicada ao Oscar produzida apenas por profissionais negros. O festival vai contar ainda com mais de 20 curtas, divididos em mostras especiais e competitiva nacional. No sábado, a Mostra de Cinema Infantil, através do Cineclube, vai exibir 10 curtas-metragens nacionais com o tema “protagonismo negro”, a partir das 16h.

Durante os dias de evento, as portas da Sala de Cinema Gilberto Gerlach abrem às 19h, e as mesas temáticas começam pontualmente às 19h30, com as sessões de cinema às 20h. A sala deve respeitar a lotação por ordem de chegada e é recomendado o uso de máscaras

O 2º Festival Cinema Negro SC é um evento de ocupação de tela e não conta com patrocínio de leis culturais. Mais informações e programação no @cinemanegro.sc.