Evento terá cinema ao ar livre, projeções mapeadas, espetáculo de drones e outras atrações

O Festival de Luzes, uma das maiores mostras de arte de novas mídias do mundo, estreia em Florianópolis depois de três edições realizadas em São Paulo no mesmo formato de grandes cidades como Londres, Berlim e Sidney. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o público poderá acompanhar gratuitamente atrações de mídia arte, cinema ao ar livre, projeções mapeadas e espetáculo de drones em endereços como Lagoa da Conceição, Largo da Alfândega e Passeio Primavera, na SC-401. 

A programação do Festival de Luzes de Florianópolis começa na sexta-feira (5), às 18h, com o DJ Allen Rosa tocando no Largo da Alfândega, no centro da capital, seguido por duas sessões de Projeção Mapeada/Video Mapping.

“Queremos iluminar o centro da cidade com trabalhos criativos de vídeo mapping e iremos projetá-los em um dos prédios mais importantes do Largo da Alfândega, provocando assim um novo olhar sobre o centro da cidade e, é claro, novas sensações”, explica Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural. Já no sábado (6), a programação conta com a Mostra Cafundó Estúdio Criativo, que trará dois filmes inéditos, a partir das 19h, no Passeio Primavera, na SC-401. Na sequência, a música fica por conta da DJ Catarina.

No domingo (7), o FLFLN realizará um “balé de drones” com uma projeção mapeada nas Dunas da Lagoa da Conceição que misturará a história da Ilha com elementos futurísticos.

“Usaremos elementos das pinturas rupestres pré-históricas da Ilha, que serão projetados com equipamentos de alta potência nas dunas, em conjunto com um voo de 150 drones, que nos conduzirá por elementos mitológicos modernos: formas de espaçonaves mais comuns de avistamentos de OVNIs e outras retiradas em filmes de ficção científica”, destaca Alexis Anastasiou, idealizador do Festival. O show de drones terá duração de aproximadamente 25 minutos. 

Chamada para artistas de audiovisual

Estão abertas até o dia 3 de agosto as inscrições para artistas ou coletivos que desejem participar do FLFLN com suas obras de som e imagem para as sessões de projeção mapeada/video mapping. Os trabalhos devem ser enviados conforme orientações disponíveis no site e serão avaliados pela curadoria do evento. 

Imagem em destaque: registro feito na edição de 2019 do Festival de Luzes de São Paulo. Foto: Ignacio Iranovich