Cinco filmes de Santa Catarina estão entre os selecionados

Maior festival de Cinema LGBTI de Santa Catarina, a Transforma chega à terceira edição em 2020 e anuncia a lista de filmes que colorirá a mostra competitiva. Para exibição no festival, que estava previsto para maio e foi adiado para o segundo semestre por conta da pandemia, foram selecionadas 34 produções de dez estados brasileiros (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). A nova data ainda não foi definida.

“Para a nossa surpresa e contentamento, foram mais de 90 filmes inscritos, de 17 estados brasileiros, contemplando as cinco regiões do país. A curadoria selecionou trabalhos magníficos que proporcionarão um processo pedagógico de educação sexual e de gênero através do Cinema. Buscamos através dos escolhidos apresentar a diversidade presente na população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Intersexuais, +), com maior atenção para a comunidade de Transsexuais e Travestis, que acabam por diversas vezes não sendo representadas em obras audiovisuais ou em eventos do gêneros”, comemora Arthur Gomes, membro da organização do festival.

Segmentada em cinco categorias – Mostra Precursorxs, Cinema e Gênero, Novos Olhares, Mostra 44 (com produções com narrativas lésbicas) e Panorama, a III Transforma contemplará também outras cidades catarinenses, com sessões itinerantes em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville.

“Nosso objetivo, desde a primeira edição, é que o festival possa apresentar a diversidade sexual e de gênero que preencha as lacunas do existir. Nessa terceira edição, além de período do Festival, teremos também a Mostra Itinerante que passará por cinco cidades de cada mesorregião do Estado, então, esperávamos que os filmes inscritos pudessem representar, abordar, questionar e trazer para a cena, vivências não hegemônicas e dissidentes do gênero e da sexualidade, potencializando o encontro com a arte para corpos que muitas vezes não possuem referencial de vivências distintas”, reitera Thomas Dadam, responsável pela programação e produtor do evento.

Veja os filmes catarinenses que estão na seleção:

Mostra Precursorxs
As Rendas de Dinho: Dir. Adriane Canan (Santa Catarina)

Mostra Novos Olhares
Projeção Queer: Dir. Gabriel Turbiani (Santa Catarina)
Zara: Dir. Daphine Xavier (Santa Catarina)

Mostra Panorama
Apenas O Que Você Precisa Saber Sobre Mim: Dir. Maria Augusta V. Nunes (Santa Catarina)
Selma Depois Da Chuva: Dir. Loli Menezes (Santa Catarina)
Foto em destaque: Selma Light em Selma Depois da Chuva

Saiba mais sobre o filme Selma Depois da Chuva

Veja a lista completa dos filmes selecionados no site