Com programação gratuita, evento acontece entre os dias 22 e 28 de novembro, no CIC

A Transforma está de volta – de 22 a 28 de novembro, o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, será palco da quinta edição do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina.

Reconhecida como uma das principais janelas do audiovisual de temática LGBTQIAPN+ do país, a Transforma exibirá gratuitamente mais de 100 filmes nacionais e estrangeiros, entre curtas e longas-metragens, além de oferecer uma série de atividades paralelas, como painéis temáticos, oficinas formativas, apresentações culturais e feira de artes. A abertura, no dia 22, às 20h30, contará com show de Apocalypse Cùier, seguida por exibição de Uyra – A Retomada da Floresta, de Juliana Curi.

Mostra competitiva

Grande destaque da programação, a Mostra Competitiva da V Transforma contará com a participação recorde de 64 curtas-metragens nacionais, originários de todas as regiões do Brasil. Divididos por mostras temáticas, esses filmes serão avaliados por uma comissão de especialistas e também pelo público presente, ao final de cada sessão. As produções vencedoras serão conhecidas durante a cerimônia de encerramento do festival no dia 28 de novembro e receberão o cobiçado “Troféu Unicórnio de Ouro”.

Pela primeira vez em sua história, o festival contemplará a exibição de curtas-metragens internacionais. Com mais de 800 inscrições, a organização selecionou 30 títulos, provenientes da Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Equador, Espanha, Filipinas, França, Holanda, Hungria, Israel, México, Peru, Polônia, Porto Rico e Reino Unido.

As entradas para a V Transforma são gratuitas e limitadas, devendo ser adquiridas através do site.

Imagem em destaque: LGBT+60 – O casamento de Angela e Willman