Maior e mais importante evento do gênero no Estado vai até sábado (18)

Com 30 curtas-metragens, três filmes e entrada gratuita, o Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina chega à segunda edição com produções audiovisuais com a temática LGBTI e que privilegiam a discussão de temas relacionados à diversidade sexual e de gênero. O festival começa nesta quarta-feira (15), no CIC, na Capital, e vai até sexta com a exibição da mostra competitiva e paralela, sessões de longas-metragens, rodas de conversa e premiação.  Já no sábado, último dia do evento, o Transforma abraça o Centro Histórico, com projeções de curtas experimentais. Intervenções urbanas e happy hours também integram o roteiro paralelo, que ocorre em espaços simpatizantes no Centro da Capital. Vale também lembrar que nesta sexta-feira celebra-se o Dia Internacional Contra a LGBTIfobia.

“O festival é o primeiro do Estado com temática de gênero e sexualidade, fomentando, emancipando e  potencializando trabalhos de diferentes regiões do país”, afirma Arthur Gomes, integrante da equipe organizadora do Transforma.

Para a mostra competitiva deste ano, a curadoria selecionou curtas-metragens, entre ficção e documentários, de diversos estados brasileiros. O roteiro de atrações contará também com exibição de longas-metragens de repercussão nacional, como Divinas Divas, Bixa Travesty (com Linn da Quebrada, foto em destaque) e Tinta Bruta.

“Uma das propostas é incluir o maior número possível de temáticas e de regiões do país, com a finalidade de romper os estereótipos que são construídos, muitas vezes de forma equivocada, sobre a comunidade LGBTI”, reitera Thomas Dadam, um dos curadores do festival.

Após o encerramento de cada sessão da mostra competitiva, o espectador receberá uma cédula de votação para escolher seus filmes favoritos. O anúncio dos vencedores acontece no encerramento do festival, que é realizado e produzido pela Associação de Direitos Humanos com enfoque em Sexualidade (ADEH) e pela BAPHO Cultural, produtora independente LGBTI.

A programação completa pode ser conferida na página do evento no Facebook.