Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler acontece entre os dias 8 e 12 de fevereiro
Florianópolis vai receber mais de 150 atividades artísticas e culturais gratuitas durante o Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2020, promovido pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento conta com apresentações musicais, teatrais, oficinas, exposições, feiras, exibições, residências artísticas, rodas de conversa, performances e mais.
A maioria das ações vão ser realizadas no campus da Universidade, no bairro Itacorubi, mas também haverá apresentações no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e no Museu da Escola Catarinense (Mesc), ambos no centro da Capital.
A programação é gratuita, mas para oficinas, espetáculos, shows e concertos em espaços fechados é preciso fazer a retirada dos ingressos com uma hora de antecedência, no local da atividade. As exposições, apresentações artísticas em espaços abertos, rodas de conversa e palestras são abertas.
Veja alguns destaques da programação
- Apresentação teatral – When vacas fly: ou quando as vacas voam, com Beatriz Gonçalves e Thaina Gasparotto
O espetáculo teatral parte de diferentes inquietações que atravessam o cotidiano. Diante da impossibilidade de chegar em um fim quando se trata do ato de questionar, este trabalho é um amontoado de perguntas que não têm pretensão de serem respondidas. Duas vacas com cabeças de atrizes: um compartilhamento de questões, que geram novas questões. Curiosidades colocadas no corpo, que dançam as dúvidas sobre si, sobre o outro e sobre o hoje.
Sábado (8), das 21h às 21h45 – Ceart (Espaço 1 – DAC)
- Show RASGACABEZA, com Francisco, el Hombre
Formado por Juliana Strassacapa, Mateo Piracés-Ugarte, Sebastián Piracés-Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes, o grupo vai apresentar toda a explosão do disco Rasgacabeza, lançado recentemente. Além das faixas do novo álbum, também estão no repertório músicas que marcaram a carreira da banda paulista.
Domingo (9), das 20h30 às 22h – Palco
- Apresentação musical – Jam Session com Grillo e os Mosquitos
O trio instrumental de Florianópolis, formado pelos músicos João Peters, Pedro Germer e Gustavo Grillo, lança seu primeiro single, “Ata-Me”, no mesmo dia da Jam Session no FIK 2020.
O projeto nasceu em 2016 da vontade de três amigos em se reunir para tocar seus temas preferidos e improvisar em cima deles. Com o passar do tempo, a relação musical se desenvolveu a ponto de tomar a frente da estética sonora da banda: é nessa relação não verbal que acontecem os momentos definidores do som, onde o engajamento entre os músicos e a plateia dá vida e movimento às ideias musicais apresentadas. Assim, a ideia de comemorar o lançamento do primeiro single com uma Jam Session ganha sentido para além do momento em si, fazendo uma conexão com a história (e todos aqueles que participaram dela) do Grillo e os Mosquitos como um todo.
Segunda (10), das 14h15 às 15h30 – Palco

- Parque Gráfico – Pocket Edition
Planejada para acontecer com menos expositores e em espaços diversos, o plano é realizar as edições de bolso da Parque Gráfico em datas além da edição oficial – que ocorre anualmente (por enquanto). A terceira edição da Parque Gráfico – Pocket Edition receberá 30 expositores.
Dias 10, 11 e 12/02, das 14h às 21h – Ceart – Hall BAM
- Apresentação teatral – Ilusões, da La Vaca Companhia de Artes Cênicas
Tem de haver algum tipo de permanência neste universo cambiante? Ilusões propõe uma reflexão aberta sobre os mitos do amor, da memória e da permanência ao contar a história de dois velhos casais. Será que o amor é mais do que uma complexa rede de histórias que contamos a nós mesmos e aos outros? Como saber o que é e o que não é uma ilusão? Discos voadores, linhas rosas no horizonte e pedras arredondadas são aqui testemunhas das respostas provisórias a estas perguntas.
Terça (11), das 19h às 21h – Teatro Álvaro de Carvalho – TAC (Rua Mal. Guilherme, 26, Centro)
- Arte urbana: mural coletivo (Pintura coletiva)
Uma das participações internacionais é das artistas argentinas Anali Chanquia e Vanessa Galdeano Medianeras, criadoras do projeto Medianeras (Argentina), que em fevereiro de 2018, durante a primeira edição do FIK, realizaram uma intervenção coletiva na parede do Ceart. O registro da passagem das artistas por Florianópolis foi resultado da oficina de arte pública. Neste ano elas vão ministrar uma oficina de arte urbana e outra parede do campus irá ganhar um mural.
De 8 a 12 de fevereiro, na sala básica 4 do BAM (Ceart) e parede externa do DMU. Mais informações no site