Festival vai reunir editoras e artistas de países latino-americanos durante todo o mês
Misto de feira e festival dedicado a publicações das mais variadas linguagens e formatos, a quinta edição anual da Flamboiã – feira de publicações de artista será virtual durante todo o mês de novembro. Este ano a feira se expande em uma programação que inclui lançamentos de publicações, conversas formativas, música, editoras e artistas independentes de diversos estados do Brasil e do México, Peru, Chile, Argentina e Uruguai.
Na impossibilidade de realizar um evento público e de folhear as publicações, as mesas das editoras estarão online no site, com detalhes das publicações e todas as formas de compra. As atividades da programação acontecem em lives no Instagram @feiraflamboia, sempre às 20 ou 21 horas.
A Flamboiã abre dia 1º de novembro e encerra dia 30. No dia 1º, a live é com o cantor e instrumentista de Salvador Giovani Cidreira; no dia 6 com a cantora e escritora indígena Kaê Guajajara, que lança seu novo EP, Wiramiri. Dia 13 o show é de Josyara, cantora e compositora de Salvador; dia 20 com o DJ Felipe Martins e dia 27 com o rapper paulista Rico Dalasam.

Estão na agenda ainda quatro conversas formativas e oito lançamentos de publicações. Entre os destaques está a primeira conversa, no dia 2, Poesia y(in) silêncio, com a brasiliense Tatiana Nascimento. Cantora, compositora, escritora e tradutora, publica livros artesanais de autoras negras e/ou LBTIs pela Padê Editorial. É idealizadora do Slam das Minas de Brasília, da Semilla – feira de publicadoras e do portal www.literatura.lgbt. Para receber a programação por Whatsapp basta acessar o link.
Em cinco anos de continuidade de um projeto independente de arte, além das quatro edições anuais – sediadas no Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Souza durante dois anos, depois em cinco espaços nas ruas centrais de Florianópolis e por último na Casa Cowork -, a Flamboiã já realizou outras 12 edições móveis, chamadas de frete. Ao todo, foram mais de 180 artistas e editoras, mais de 1.300 publicações em exposição e circulação, 15 oficinas e conversas formativas, 10 apresentações musicais, 20 instalações de artistas e um grande e assíduo público. O projeto é idealizado por Gabi Bresola e Marcos Walickosky.
Confira as editoras e artistas participantes desta edição:
A margem ; press (Bahia), Alias editorial (México), AUA coletivo (Distrito Federal), Casa27 (Rio de Janeiro), É selo de língua (SP), Editora Gris (Bahia) Folhagem coletiva (Rio Grande do Sul/São Paulo), Garupa edições (Rio de Janeiro), Maikel da Maia (Paraná), Marco sem S (Minas Gerais), Membrana ediciones (Peru), Microutopías (Uruguai), Munganga edições (Rio Grande do Norte), Naranja publicaciones (Chile), Padê editorial (Distrito Federal/São Paulo), Par(ent)esis (Santa Catarina), Pipoca Press (Rio de Janeiro), PS_São Paulo (SP), Riacho (Rio Grande do Sul) e Stêvz (São Paulo).
Foto em destaque: Gris Editora