O espetáculo teatral do grupo O Dromedário Loquaz, baseado em uma personagem real do século XX, será apresentado gratuitamente na Grande Florianópolis

A atriz Diana Adada Padilha interpreta um monólogo com a intensidade da vida e obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Considerada uma grande figura feminina da literatura portuguesa, Florbela foi uma mulher à frente do seu tempo, marcada pelo pioneirismo e independência presentes em sua vida pessoal e atuação profissional. Formou-se em Direito num espaço majoritariamente masculino, viveu sob os percalços de ser mulher e escritora no início do século XX. Nascida em Vila Viçosa, no Alentejo, Portugal, Florbela suicidou-se na madrugada em que completava 36 anos.

A peça, com direção de Sulanger Bavaresco, traz a visibilidade da ocupação de espaços pelas mulheres através de uma figura histórica que enfrentou as adversidades e as restrições do seu tempo. A poesia de Florbela aborda temas como amor, erotização, angústia e sofrimento.

Desde sua estreia, em julho de 2022, o espetáculo Florbela Espanca realizou temporada de apresentações em Florianópolis e em São Paulo, alcançando boa repercussão junto ao público pela qualidade técnica e artística da montagem.

Parafraseando a própria Florbela Espanca, o Dromedário Loquaz propõe com a montagem a realização de um Teatro de Mágoas. Um teatro de denúncia que exprime a necessidade de destacar o não dito, de dar luz e voz a uma figura histórica feminina que foi perseguida e detratada. Um teatro que leva o espectador a um mergulho no universo denso da vida e obra de uma talentosa artista inconformada com as limitações impostas a ela em razão de ser mulher e que, ao emergir da cena consiga perceber que a situação se repete atualmente, sufocando e restringindo a potencialidade de mulheres em todo o mundo.  

Ao término de cada apresentação ocorrerá uma Roda de Conversa da diretora e da atriz com a plateia, abordando informações históricas sobre a vida e obra da poetisa Florbela Espanca, além de aspectos da criação da dramaturgia e encenação do espetáculo.

As apresentações serão realizadas em São José (23/02), Palhoça  (02/03), São João Batista (07/03), e Florianópolis (16/03) e a entrada é gratuita. Os convites serão disponibilizados nos locais uma hora antes das apresentações.

Imagem em destaque: Luiza Filippo