Evento ocorre de 12 a 14 de novembro com atividades gratuitas
Boa notícia para quem curte dança vogue: de 12 a 14 de novembro, Florianópolis vai receber o primeiro Floripa is Burning, festival de ballroom com roda de conversa, vogue jam, aulas de vogue e a ball – evento de confraternização da cultura ballroom onde acontecem competições de dança e de beleza divididas por categorias.
Este formato se origina nas drag balls do início do século nos Estados Unidos, mas ganha contornos próprios no final dos anos 60 com a atuação da comunidade negra e latina nova-iorquina que não se sentia representada nos bailes que já aconteciam tradicionalmente. Já o nome do evento é inspirado no baile anual de Paris Dupree que acontecia nos anos 80, chamado Paris is Burning, eternizado no documentário homônimo de Jennie Livingston. Em Floripa, a ball que encerra o evento começa com um pocket show da rapper Re Moares e segue com nove categorias de batalha com temáticas que homenageiam a região Sul e pessoas que compõem a cultura ballroom local.
No primeiro dia, 12, haverá uma abertura com uma roda de conversa sobre cultura ballroom seguida de uma vogue jam, um espaço aberto para as pessoas dançarem e interagirem. No dia 13, haverá aulas dos três estilos de vogue: Vogue Old Way, Vogue New Way e Vogue Femme. No último dia, é a vez do grande evento, a ball. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. No caso das aulas de dança, é preciso realizar inscrição pelo perfil do evento no Instagram, pois há um número limitado de vagas. As demais atividades não exigem inscrição prévia ou retirada de ingressos mas, devido à pandemia, não será permitida entrada após atingir a capacidade máxima do espaço.
A abertura e as aulas vão acontecer no Studio de Dança Dance ImPar, na Trindade, e a ball que encerra o evento vai ser no Centro Social Urbano, no Saco dos Limões.

O evento é uma é uma iniciativa de Diogo Vaz Franco, artista catarinense que desde 2018 estudo o voguing e fomenta a cultura ballroom em Florianópolis e Santa Catarina. Já viajou pelo Brasil e para outros países para participar de eventos deste gênero, tanto como jurado quanto batalhando e vencendo balls dentro do estilo Vogue Old Way. Ele decidiu trazer toda a energia da cultura ballroom para Florianópolis e submeteu a proposta ao edital Elisabete Anderle.
“Florianópolis é pioneira da região sul do Brasil, aqui nasceu a primeira Casa de vogue desta região do país. Porém, a cena aqui ainda é muito pequena se comparada a outros centros como SP, RJ, BH, DF. Principalmente porque muita gente conhece o voguing enquanto dança praticada em escolas de dança, mas não conhece a cultura na qual ele está inserido, o vogue praticado pelas houses, nas balls, e o suporte da comunidade ballroom como um todo. Daí a importância de realizar eventos como o Floripa is Burning, que reúnem pessoas vivenciam a cultura e recontextualizam esta dança tão explorada fora do seu contexto, em clipes de música, programas de TV, reality shows e escolas de dança”, comenta Diogo.
Foto em destaque: Bolivar Alencastro