Historiadora e escritora, Fran Bitten foi campeã do The Book, primeiro reality show para escritores do Brasil
Ela brilha no escuro marca a estreia da autora Fran Bitten, que se aproveita do talento com a poesia e ilustrações para falar sobre protagonismo feminino, baseado em histórias e vivências reais. Este é o primeiro livro da autora, moradora de Florianópolis, que foi campeã do reality The Book, idealizado pela Buzz Editora.
Desde 2013, Fran pesquisa sobre o protagonismo feminino na história. Em 2018, se mudou para a Ilha e começou a publicar poesias nas redes sociais. Agora, ela lança seu primeiro livro.
“Escrever este livro foi como um ciclone, que levou com ele quem eu era antes. Os ventos não atingiram só a mim, mas sim a todas as mulheres que vieram antes e cada uma que virá depois de mim”, relata Fran, que lança uma obra traçando um percurso corajoso e poético rumo às descobertas e ao empoderamento de cada mulher.
Ela brilha no escuro tem quatro capítulos, como as fases da lua, uma referência ao “astro que influencia o ciclo feminino”, como explica a autora.
“Descobri que sou a primeira mulher da minha família que pode escolher fazer o que quiser, me sinto intimidada com a responsabilidade de carregar todos os sonhos abortados, todas as vozes silenciadas. As poesias do livro não
são só minhas, são de cada uma das minhas antepassadas”, declara.
Com ilustrações da própria autora, o lançamento se entrelaça com a vida real, luz e sombra, nos conduzindo a
uma jornada sensível e honesta sobre traumas e amor, feminilidade e despertar, autodescoberta e sororidade.
Nos últimos anos, a poesia escrita e lida por mulheres tem ganhado destaque em todo o mundo e nas listas dos livros mais vendidos. Os temas abordados e as formas a que as autoras recorrem são reflexo deste novo momento em que as mulheres estão ocupando e conquistando novos espaços.
“Me inspirei na autora brasileira Ryane Leão e na indiana Rupi Kaur, elas me ajudaram neste processo para hoje, eu conduzir mulheres em um caminho de conexão com as suas raízes e objetivos. Afinal, temos que mostrar por que é
que nós, mulheres, somos feitas de carne e sonhos.”

Mais informações no site.
Foto em destaque: Ana Paula Santos