Casarão restaurado é anexo ao novo Armazém Rita Maria e terá quatro noites de estreia em Florianópolis

Tem novidade no Centro de Floripa – o Franz Cabaret, que pretende ser mais que um lugar para curtir: um movimento de criação, de efervescência cultural, de ponto de encontro, de conversa, de entretenimento e degustação de pratos e drinks inspirados nas histórias da Ilha. O casarão restaurado de dois andares fica junto ao novo Armazém Rita Maria, patrimônio histórico tombado que também tem inauguração prevista para janeiro de 2022.

O Franz Cabaret nasce como um espaço para extravasar artisticamente com shows musicais, teatro, comédia, dança, performances diversas. O palco não terá limite, nem censura, para acolher projetos inusitados e artistas locais, nacionais e globais. É o que pretendem deixar claro os idealizadores do Franz Cabaret já nas quatro noites dedicadas à estreia do reduto na cidade: a inauguração ocorrerá nos fins de semana dos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro, a partir das 19h, para convidadas e convidados, além de pessoas interessadas em participar da festa.

“Queremos que as pessoas se sintam à vontade, sintam o lugar com uma vibração diferente. É uma experiência que envolverá todos, com respeito e liberdade para desfrutar, para se fantasiar se a vontade despertar. E por que não até se arriscar pisando no palco, brincando numa programação de karaokê. Teremos noites para isso. Na agenda de estreia queremos trazer alegria com as performances circenses, também uma pitada de história e música. E, claro, surpresa reservada. A essência de todos está neste momento especial de apresentação do Franz Cabaret como movimento de criação”, contam os idealizadores do projeto Abreu Jr, Clica Voigt, Paulo Trejes e Tiago Rodrigues.

Fotos: Tiago Rodrigues

Não há público-alvo, tampouco faixas etárias determinadas, e sim a intenção de atrair uma plateia interessada em arte. O menu tem inspiração na gastronomia ilhéu e nas histórias que movimentaram a região histórica do Centro de Florianópolis, a paisagem montanhosa banhada pelo mar à frente com vista para a ponte Hercílio Luz, os barcos atracados neste porto de antigamente: isso isso vai inspirar constantemente novas receitas no cardápio e na carta de drinks e vinhos. A influência dos povos que aqui viveram e personagens que marcaram a trajetória da Ilha criam a narrativa degustativa assinada pelos chefs Adri Fernandes e Felipe Maggi.

“O Franz é um território livre de expressão com infraestrutura adequada. Queremos acolher diversas faixas etárias, ser um endereço de entretenimento e cultura. Criar um movimento cabaret de criação”, conta Tiago Rodrigues.

A curadoria artística passa pelas mãos da produtora cultural Eveline Orth, que teve a missão de transformar os primeiros dias do espaço em vivências memoráveis. Além de Eveline, o projeto inaugural do Franz Cabaret tem autoria de Paulo Trejes e Karin Serafin. Vai ser surpresa, mas nos dias de estreia já está confirmado o itinerário especial com recepção na Praça e visita guiada pelo prédio, começando pelo próprio Franz, localizado no piso superior onde fica o restaurante voltado a eventos com capacidade para até 60 pessoas acomodadas. Descendo ao pavimento inferior, chega-se ao Cabaret, um mini teatro projetado com palco italiano, bar, o Camarim da Clica, mezanino e toda a estrutura para configurar shows com capacidade para receber até 120 pessoas sentadas.

Mais informações sobre as atrações da abertura e ingressos no link ou no site do Franz Cabaret.