Evento de lançamento do livro bilíngue “História Natural de Sonhos” será no dia 12 de maio, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Imagine doze poemas infantis sobre a fauna e a flora de Santa Catarina, escritos em 1859 pelo cientista Fritz Müller (1822-1897), que viveu em Desterro e na Colônia Blumenau e é considerado um precursor da Ecologia. Criados para alfabetizar suas nove filhas, os poemas do naturalista alemão estão reunidos em História Natural de Sonhos / Naturgeschichte von Träumen, livro bilíngue (alemão e português) organizado por Dennis Radünz, editor da Editora Nave, escritor e mestre em literatura pela UFSC, além de autor de livros de poemas. O livro, com tradução de Lia Carmen Puff e Dennis Radünz, ilustrações da artista Jandira Lorenz e desenho gráfico de Vanessa Schultz, foi publicado em 1ª edição em 2004, quando recebeu da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) o selo “altamente recomendável/categoria tradução”. Um novo lançamento será realizado nesta quinta-feira, 12 de maio, às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina, com exposição dos originais das ilustrações de Jandira Lorenz e conversa com o biólogo Alberto Lindner e a equipe do livro.
Alberto Lindner, o convidado especial do lançamento em Florianópolis, é professor da UFSC dos cursos de Ciências Biológicas e Oceanografia, e dos programas de pós-graduação em Ecologia e em Oceanografia. Desenvolve pesquisas na área da biologia marinha e é organizador do livro “Vida Marinha de Santa Catarina”. Também participa de atividades de extensão universitária, como a atual exposição “De repente extraordinária!” (Av. Beira-mar Norte), que apresenta pesquisas desenvolvidas por Fritz Müller na Ilha de Santa Catarina.
Neste ano, a nova edição do livro de poemas comemora os 200 anos de nascimento de Johann Friedrich Theodor Müller, Fritz, que emigrou de Erfurt (estado da Turíngia, Alemanha), em 1852, foi professor do Liceu Provincial de Desterro (Florianópolis) e trabalhou como naturalista-viajante do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Dedicou a maior parte de sua vida aos estudos de zoologia e botânica na Colônia Blumenau, na Praia de Fora (Beira-mar Norte, Florianópolis) e na praia de Ganchos (atual Governador Celso Ramos). Os seus estudos científicos foram citados 17 vezes no livro clássico de Darwin, “A origem das espécies” e, em reconhecimento à relevância científica e histórica, a biblioteca de Blumenau leva seu nome e sua última residência, no bairro Vorstadt, às margens do rio Itajaí-açu, tornou-se o Museu de Ecologia Fritz Müller.
Os poemas de Fritz Müller têm a atmosfera de fábula – no tom que evoca Wilhelm Hey ou os contos dos Irmãos Grimm – e descrevem a vida humana, animal e vegetal na Mata Atlântica e mares do sul, em poemas com os títulos “Mamoeiro e tamareira”; “Pica-pau”; “Paca”; “Tartaruga”; “Jararaca”; “Vaga-lume”; “Gambá”; “Formigas”; “Animais marinhos”; “Cavalo-marinho”; “Peixinho e água-viva”; “Gaivota”. O escritor João Paulo Silveira de Souza (1938-2021), observa que nos poemas de Müller “tudo é entrelaçado com o amor paternal e a isenção e serenidade do sábio conhecedor das leis do mundo natural, contendo momentos descritivos de envolvente força lírica”.
História Natural de Sonhos / Naturgeschichte von Träumen, de Fritz Müller
Bilíngue – Alemão/Português
56 páginas, colorido
Preço promocional: R$ 40
Mais informações: Editora Nave
Foto em destaque: Dennis Radünz e Lia Carmen Puff / Patrícia Galelli