Nova versão do clássico de Chico Buarque e Paulo Pontes será apresentada nos dias 30 e 31 de março

Em dezembro de 1975, Bibi Ferreira subia ao palco do Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro, para estrear o musical Gota D’Água, transposição da tragédia grega Medeia, de Eurípedes, para a realidade de um conjunto habitacional do subúrbio carioca. Com texto em versos de Chico Buarque e Paulo Pontes e canções como Basta um Dia, o espetáculo se tornou um clássico moderno do teatro brasileiro. Agora, mais de quatro décadas depois, a história volta a ser apresentada como Gota D’Água [a seco], e a nova versão chega a Florianópolis nos dias 30 e 31 de março, no Teatro Ademir Rosa.

Chico e Paulo Pontes começaram a trabalhar no texto original a partir de uma transposição que Oduvaldo Vianna Filho havia feito para a televisão. A feiticeira Medeia virou Joana, moradora do conjunto habitacional Vila do Meio-Dia, mãe de dois filhos, frutos de seu casamento com Jasão, alguns anos mais novo do que ela. Compositor popular, Jasão é cooptado pelo empresário Creonte, que o ajuda a fazer sucesso, e termina por largar Joana para se casar com a filha do milionário. A trama passional – que culmina na vingança de Joana – tem como pano de fundo as injustiças sociais pelas quais os moradores do local passam, vítimas da exploração de Creonte, todo-poderoso da região. O embate entre os protagonistas, o embate social, em um sentido mais amplo, e, principalmente, o embate íntimo são temas centrais da nova montagem.

No palco, Laila Garin e Alejandro Claveaux são acompanhados por cinco músicos sob a direção musical de Pedro Luís e com adaptação do diretor Rafael Gomes. Foram inseridas novas canções, como Eu Te Amo, Baioque e Cálice, e pequenas citações de letras de Chico Buarque em algumas passagens do texto. Com esta nova e enxuta adaptação, as músicas que não estavam no original entram justamente para servir à dramaturgia, ao contar partes da história, revelar melhor o caráter e as contradições das personagens, além de amplificar alguns contextos e situações.

Gota d´Agua [a seco]

Quando: 30, às 21h, e 31 de março, às 19h
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: a partir de R$ 50, via Ingresso Nacional

Foto: Elisa Mendes