A casa onde funciona a instituição já foi morada do artista e sua família e possui um amplo acervo
A arte tem o poder de manter viva a cultura e a história de um lugar. Florianópolis sempre foi berço de artistas que se inspiram nas belezas naturais, costumes dos moradores e festividades diversas da cidade. Um dos mais reconhecidos deles é o pintor, desenhista e ilustrador modernista Hiedy de Assis Corrêa (1926 – 2001), o Hassis. Com tanta história a ser contada e um vasto acervo a ser exposto, foi criada a Fundação Hassis, um espaço dedicado a preservar e divulgar a obra do artista. A instituição atua em três principais pilares: agenda cultural, arte e educação e a preservação de patrimônio histórico – feito pelo qual foi reconhecida, recentemente, pela ACCR (Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais).
Um dos principais pilares da Fundação Hassis é a preservação do patrimônio. O zelo pelas obras que abrigam é tanto que receberam um Certificado de Menção Honrosa da ACCR, que reconheceu o trabalho de guarda e difusão do acervo da Fundação. A casa, onde funciona a instituição (no Bairro Itaguaçú, parte Continental da cidade) e que já foi morada do artista e sua família, possui um amplo acervo. Lá estão guardadas pinturas, colagens, desenhos, cartazes, murais, filmes, vídeos, fotografias e documentos. São quatro salas de exposição e duas reservas técnicas contendo mais de 3 mil obras, 10 mil fotos, 10 mil documentos, vídeos, filmes cinematográficos e laboratório de conservação.

Hassis Para Crianças
Além do cuidado em preservar a coleção de obras de Hassis, há também uma atenção através da arte. A cultura é um dos principais meios para a formação de uma sociedade mais atenta, crítica e responsável. Pensando nisso, além das visitas e com passar adiante, para as próximas gerações, a importância dos registros históricos de oficinas em parceria com instituições de ensino, a Fundação Hassis criou esse ano a Coleção Hassis para Crianças, projeto aprovado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) da Fundação Catarinense de Cultura e patrocinado pela Santa Apolônia Hospitalar. O projeto desenvolveu três livros com linguagem lúdica sobre as obras do Hassis, que foram distribuídos para as escolas, entidades e secretarias de educação municipal e estadual. Esse material também está sendo usado na Fundação como apoio para instituições que visitam o espaço.
Hiedy de Assis Corrêa – o Hassis, era natural de Curitiba (PR) e veio para Florianópolis com pouco mais de dois anos de idade. Já a Fundação Hassis foi criada em 2001, pouco depois da morte do artista. As filhas Leilah Corrêa Vieira, Luciana Paulo Corrêa e sua esposa Nazle Paulo Corrêa tomaram para si a tarefa de manter viva a memória do artista que marcou a história das artes plásticas catarinenses com seu traço inusitado e sua técnica marcante.
O espaço da Fundação Hassis é aberto ao público e promove eventos como exposições, palestras e lançamentos de livros. Atualmente, está aberta a exposição “Sendo Hassis”. Para saber mais sobre a agenda do local, siga o perfil no Instagram.