Renato Turnes estreia espetáculo inspirado em documentário nesta sexta-feira (18), no Sesc Prainha, na Capital

Quase dois anos depois do lançamento do documentário Homens Pink, que retrata a passagem do tempo e o envelhecer do homem gay no Brasil, o espetáculo homônimo estreia nos palcos de Florianópolis. A primeira apresentação será nesta sexta-feira, 18 de março, às 20h, no Sesc Prainha.  A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos.

O ator e diretor Renato Turnes conta que o espetáculo Homens Pink é uma performance documental solo que carrega na sua dramaturgia original os relatos dos homens gays idosos entrevistados para o documentário. Ao longo de 50 minutos, as memórias pessoais de Turnes se fundem com as lembranças emprestadas nos mais diversos temas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia da AIDS e a luta dos pioneiros.

O filme, realizado pela La Vaca Companhia de Artes Cênicas em parceria com a Vinil Filmes, trouxe as lembranças de Carlos Eduardo Valente (que cedeu imagens incríveis do Carnaval do Roma, em Florianópolis, para o filme), Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa e Wladimir Soares, que devem despertar nos mais jovens a importância de reconhecer suas lutas.

“Fragmentos narrativos, fotos, vídeos e objetos ajudam a compor as cenas que celebram o orgulho da ancestralidade LGBTQIA+”, explica Turnes.

A temporada presencial de estreia contará com quatro apresentações gratuitas, sempre às 20h, nos dias 18, 19, 25 e 26 de março. A sessão do dia 19 terá acessibilidade em Libras e pessoas da comunidade surda, da comunidade LGBTQIA+ e da rede pública de ensino têm prioridade no agendamento antecipado de grupos. Esse agendamento pode ser feito pelo e-mail cialavaca@gmail.com ou no telefone 48 99138-2322.

Foto em destaque: Cristiano Prim