Projeto criado por duas jovens de Florianópolis oferece oportunidades para pessoas negras e periféricas

Lançado em outubro de 2020, o LAB The Creator é um projeto que busca estimular a confiança e criatividade de jovens negros e periféricos no Brasil, além de ajudá-los a criar projetos inovadores a partir de suas perspectivas. Comandado por Vitorí da Silva e Luisa Silva, duas jovens negras e LGBTI+s da Capital catarinense, o projeto desenvolve atividades que aproximam o futuro da realidade brasileira e que visam aumentar o protagonismo dessa população em ações futuras.

A primeira atividade criada pelo LAB, por exemplo, foi em parceria com Pamela Lopes, a @pretabartender: um workshop online de alfabetização digital que uniu experiência e aprendizado. Agora, pensando no futuro do mercado da moda, o LAB The Creator se uniu com o laboratório de criatividade e experimentação Hol Studio para expandir a capacidade criativa de artistas do Brasil, representando o afroprotagonismo na tecnologia e aplicando realidade aumentada em estampas autorais. As inscrições estão abertas até segunda-feira (22) e serão selecionados 10 artistas negros e brasileiros que, durante seis semanas, passarão por processos criativos para o desenvolvimento de estampas de camisetas que serão ativadas através de filtros no Instagram. Interessou? Para mais informações é só acessar o site.

lab the creator
Foto: acervo pessoal

Saiba mais sobre o LAB The Creator:

​Como vocês se conheceram e como surgiu a ideia inicial que culminou na criação do LAB The Creator?

Vih: Eu fundei o LAB The Creator no momento em que percebi o quão avassaladora a onda da transformação digital seria no Brasil, isso em 2018. Sou trend forecaster, ou seja: uma caçadora de tendências, observando o cenário de revolução digital pelo mundo, e o LAB nasce a partir da necessidade de pensar soluções que aumentem a inclusão do protagonismo brasileiro no futuro. Ou seja, somos um laboratório que catalisa projetos voltados para o protagonismo afrofuturista.

Conheci a Lu (diretora criativa) pela vida, já admirava a arte e a personalidade dela. Quando o projeto recebeu o primeiro investimento, não pensei duas vezes em convidar a Lu para potencializar o projeto.

Na prática, quais ações e serviços vocês planejam fazer para alcançar o objetivo geral do LAB?

Nosso foco é em projetos de comunicação estratégica. Considerando que quase todos os termos de tecnologia são complexao e/ou em inglês, o LAB constrói e aproxima pontes entre o futuro e a realidade brasileira. Isso inclui: projetos de alfabetização digital, empoderamento na aplicação de novas tecnologias (V.R., A.R., etc), mentorias de carreira, trendforecasting, etc.

Como a criação desse projeto se relaciona com a própria trajetória de vocês duas como mulheres negras nesse universo da criatividade, tecnologia e inovação?

Sabemos que o protagonismo da história é o que nos guia para uma verdade coletiva de futuro. Por isso, pensamos e criamos tecnologias onde pessoas negras são quem contam e criam a história.

Acompanhe: www.instagram.com/labthecreator