A jornalista especializada em biblioterapia Carla Sousa idealizou o encontro para compartilhar trechos de livros, poemas, crônicas ou contos

Em tempos de smartphones, ver pessoas lendo livros por aí virou raridade. E em tempos de interações virtuais, encontros para ler junto e trocar ideias são valiosos. A jornalista especializada em biblioterapia Carla Sousa, criadora do Doses de Biblioterapia, estreia nesta sexta-feira (9) um novo projeto – o Leitura Afetuosa, um encontro para partilhar leituras, tomar um café, conversar e se deixar tocar pela literatura. A primeira edição será no Nego do Bolo, em Florianópolis, a partir das 18h. Para participar, Carla pede uma contribuição de R$ 10 ou um livro de literatura novo ou usado para a manutenção do projeto.

“Eu acredito que estamos todos precisando cultivar os afetos, despertar nossa sensibilidade, falar sobre sentimentos e a literatura sempre foi e sempre será um meio eficiente para isso. Nesse primeiro encontro eu levarei leituras que me tocam para compartilhar com os participantes. São trechos de livros, poemas, crônicas ou contos. Vou levar vários autores, mas dentre eles está a Lya Luft, que tem me tocado muito, em especial o livro Perdas e Ganhos”, explica Carla.

Sergipana formada em jornalismo, ela atuou na área durante mais de seis anos em Aracaju. Depois, decidiu mudar de profissão e começou a atuar com projetos de incentivo à leitura em comunidades carentes. Chegou a entrar para o curso de biblioteconomia, onde ouviu falar de biblioterapia, decidiu que queria se dedicar a essa área e acabou vindo parar em Florianópolis. Por aqui, fez mestrado com orientação da professora Clarice Fortkamp Caldin, que é a referência nacional na área, e hoje atua como consultora de biblioterapia.

“A leitura sempre esteve muito presente na minha vida. Sem dúvida, foi isso que me levou para o jornalismo e mais tarde para a biblioteconomia. Hoje ministro oficinas, cursos, palestras e promovo encontros com o objetivo de disseminar o poder terapêutico da literatura”, conta.

A ideia é que o Leitura Afetuosa seja itinerante e tenha encontros mensais. Vai ter abordagem de temas comuns a todos, como amor, felicidade e saudade, seguida do diálogo e da partilha. Diferente de um clube de leitura, o projeto não exige que os participantes tenham lido previamente.

“Nos próximos encontros eu irei lançar um tema com antecedência para que as pessoas possam levar alguma leitura sobre aquele tema que foi marcante para ela, o que irá enriquecer as trocas. Mas vale ressaltar que ninguém é obrigado a ler nada, nem levar leitura para compartilhar, o mais importante é a presença afetuosa de cada um e o coração aberto para a partilha”, finaliza.

Leitura Afetuosa

Quando: sexta (9), às 18h
Onde: Nego do Bolo – Rua Santa Luzia, 137, Trindade, Florianópolis
Quanto: R$ 10 ou um livro de literatura novo ou usado para a manutenção do projeto
Mais informações pelo evento no Facebook