Principal pilar de Macumbaria é a religiosidade dos cultos de matriz afro
Idealizado pela cantora Juliana D Passos, o projeto Macumbaria exalta a religiosidade e musicalidade da cultura negra e se mostra ainda mais importante em épocas de forte intolerância religiosa. Nesta quarta-feira (14), o espetáculo volta a ser apresentado em Florianópolis, desta vez no Teatro Ademir Rosa, no CIC.
Nomes como Tião Casemiro e Léo Batuke, que estão entre os mais reconhecidos compositores e intérpretes das cantigas de louvação aos Orixás, sobem ao palco ao lado de Juliana para exaltar a musicalidade africana e sua influência na cultura brasileira. Léo Batuke, por exemplo, faz sucesso no Youtube com vídeos em que mostra a força dos pontos cantados na Umbanda, como são chamadas as músicas entoadas nos rituais.
O principal pilar de Macumbaria é a religiosidade dos cultos de matriz afro, mas os cânticos são recriados em ritmos de origem negra como o soul, o reggae, o maracatu e o hip hop. A ideia é aproximar as músicas tradicionais cantadas nos terreiros das pessoas que não as conhecem por meio de gêneros famosos. Inclusive, foi cantando esses ritmos que Juliana D Passos iniciou sua carreira musical

Macumbaria
Quando: quarta (14), às 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC, Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: R$ 30, via Sympla