Treze bandas e artistas, como FBC, Dandara Manoela e Eutha, foram selecionados pelos portais Tenho Mais Discos Que Amigos! e Rifferama para se apresentarem no evento

A Maratona Cultural de Florianópolis 2022, que ocorre nos dias 8, 9 e 10 de abril, contará com a participação especial de duas referências na cena musical independente do Brasil e de Santa Catarina. A 8ª edição do evento terá um palco assinado pelo portal Tenho Mais Discos que Amigos! (TMDQA!), comandado pelo jornalista Tony Aiex, e outro com artistas indicados pelo portal catarinense Rifferama, do colega jornalista Daniel Silva.

Para Tony, participar da Maratona será uma celebração à parte, já que o TMDQA! surgiu durante o período em que o paranense morou em Florianópolis, em 2009. Agora, o portal manezinho em sua essência volta à Ilha para apresentar um line up que mescla nomes locais com artistas de outras cidades que têm lançado trabalhos relevantes. 

Ao todo, serão sete shows com artistas indicados pelo TMDQA! na Escadaria do Rosário, no Centro da Capital catarinense. No sábado, a partir das 19h, estão confirmados Dandara Manoela, Fantástico Caramelo e Jovem Dionísio. No domingo, a partir das 18h, é a vez de Parafuso Silvestre, Skrotes, Machete Bomb e FBC (foto em destaque).

“Desde o nosso “Disco do Ano” com o Baile do FBC e VHOOR até os garotos da Jovem Dionísio que arrastam multidões, passando por verdadeiras pérolas como Dandara Manoela, a ideia foi abrir o leque, explorar diferentes gêneros musicais e colocar o que há de melhor no palco”, destaca o jornalista.

Daniel Silva, do Rifferama. Foto: Alysson Vieira

O Rifferama, espaço importante para a música catarinense que comemora nove anos, também promete música boa no palco com o seu nome, que estará na Célula Showcase e fará uma homenagem à banda catarinense Eutha, que está completando 30 anos na estrada. Para o line up, foram convidados nomes que participaram da trajetória do grupo para fazer uma noite de som pesado. No dia 8, estão confirmados a própria Eutha, a End of Pipe, de Florianópolis, e a Projeto Pancada, de Rio do Sul. 

A segunda noite do palco Rifferama, no sábado, terá show de Maloka Nunes, de Itajaí, MC Versa e Al-Ka. 

“O espaço que a gente está ocupando é muito importante, chegar na Maratona Cultural, um evento consolidado, que já curti muito como público, é uma conquista. Para os artistas também é uma baita oportunidade. É um clima diferente quando rola a Maratona”, destaca Daniel Silva. 

O jornalista conta que selecionar as seis bandas que se apresentarão no palco da Célula foi uma prazerosa missão, pelo bom momento que vive a cena independente. O portal dedicado aos artistas catarinenses apresenta, em média, 20 lançamentos por semana, entre álbuns, EPs, singles. Todas as novidades podem ser conferidas também no Instagram: @portalrifferama.

“Tem muita música boa de todos os estilos que se possa imaginar, a gente tem artistas de ponta, alguns que estão furando a bolha de Santa Catarina, que estão tendo contrato com grandes gravadoras, que fazem shows fora, que vivem da música. Isso é sucesso, é poder viver fazendo o que a gente gosta”, comenta Daniel. 

Toda a programação da Maratona Cultural é gratuita e poderá ser conferida no site e no Instagram.