Entre os destaques estão a mostra que celebra os 80 anos de Rodrigo de Haro

Dica boa para quem quer fugir da folia no feriadão de Carnaval: depois de passar algumas semanas fechado ao público, o Museu de Arte de Santa Catarina – MASC reabre com quatro novas exposições a partir desta quarta-feira (27).

Entram em cartaz as mostras Provence en Hiver/ Provence no Inverno, com trabalhos realizados por 10 fotógrafos durante residência na França; Frequentar os incorporais: entre o movimento e o silêncio, que apresenta um recorte da produção de fotografia e vídeo no acervo do museu entre os anos de 1980 a 2018; e a imperdível Rodrigo de Haro – 80 anos, com 100 obras que celebram a carreira do importante artista, que tem uma carreira dedicada às imagens, à literatura, ao teatro, à música e ao cinema. As peças integram a coleção de Jeanine e Marcelo Colaço Paulo, que expuseram recentemente parte de seu acervo particular no Museu. A curadoria é do médico e colecionador Ylmar Corrêa Neto, também membro do conselho do MASC.

Para marcar as comemorações de 70 anos do Museu e de 40 anos da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, também será inaugurada a exposição de longa duração Coleção MASC 70 anos, que ficará por dois anos no espaço e vai apresentar obras desde o núcleo inicial do MASC até aquisições mais recentes de obras contemporâneas.

A mostra terá uma seleção de obras de artistas catarinenses e de outros lugares, com curadoria de Ylmar Corrêa Neto e trabalhos de artistas como Iberê Camargo, Pancetti, Volpi, Bruno Giorgi, Cândido Portinari, Eduardo Dias, Martinho de Haro, Guignad, Cícero Dias, Mira Schendel, Franz Krajberg, Paulo Gaiad, Doraci Girrulat, Fernando Lindote, entre outros.  

O público também poderá conferir um espaço que propõe instigar novas relações entre obras do acervo do MASC com a produção de artistas contemporâneos convidados. Para cada ciclo de exposições, haverá um convidado que apresentará um ou mais trabalhos que dialoguem com as obras que fazem parte da mostra de longa duração do acervo – neste primeiro ciclo, o artista é Rubens Oestroem.

Quando: abertura nesta quarta-feira (27), às 19h. Visitação até 26 de maio, de terça a domingo, das 10h às 21h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina – CIC – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita