Artista catarinense ganha homenagem na paisagem da cidade em mural assinado por Rodrigo Rizo
O catarinense Ernesto Meyer Filho é o novo rosto homenageado em mural no Centro de Florianópolis, a cidade que o acolheu aos três anos de idade quando a família se mudou de Itajaí. Meyer, o embaixador autoproclamado de Marte, autor dos conhecidos galos cósmicos e artista pouco compreendido pelos conterrâneos contemporâneos, produziu seu amplo acervo de obras na Capital catarinense. No ano em comemoração de seu centenário de vida, organizado e promovido pelo Instituto Meyer Filho e o Museu de Arte Moderna de Santa Catarina (MASC), o Movimento Grande Baile Místico, fundado para resgatar e valorizar a cultura do Desterro e disseminar o folclore e mitologia da Ilha da Magia, escolheu Ernesto Meyer Filho para ocupar a empena do edifício Florêncio Costa, localizado na rua Felipe Schmidt. O mural de 33 metros chamado de “O Baile Místico de Meyer Filho” tem autoria do artista Rodrigo Rizo, assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Moraes será inaugurado no dia 7 de dezembro, às 17h.
“É muito gratificante ver a obra do meu avô sendo eternizada através de imagens que representam um pouco do mundo paralelo criado por ele. Agora o centro de Florianópolis está ainda mais colorido. Tive oportunidade de ter uma conexão desde pequeno com o velho Meyer, vivenciando suas obras, tintas, manias e todo seu amor à arte. Isso dá muito orgulho em ver a grandeza da sua obra, podendo agora ser apreciada por todos”, celebra Iael Meyer, neto de Ernesto Meyer.

Segundo uma das produtoras do projeto, Bebel Orofino, a entrega do mural será um ato simbólico para reverenciar a obra, contribuição do artista e o seu centenário. A solenidade contará com depoimentos sobre a influência de Meyer no imaginário coletivo e na identidade da cidade, rendeiras, show de música e dança do Boi de Mamão. Os artistas Denise de Castro, Jackson Cardoso, Grupo Studio Alessandra Gutierrez e Valdir Agostinho estão envolvidos com a celebração do dia.