Foto vencedora do prêmio é do fotógrafo Ricardo Wolffenbüttel, de Santa Catarina
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a primeira exposição inédita desde sua reabertura após o período de fechamento devido à pandemia. A partir do dia 9 de novembro, os visitantes poderão conferir a mostra com as fotografias vencedoras do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, até o dia 9 de janeiro de 2022.
A foto vencedora do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo é de Santa Catarina. Intitulada “A terra cura”, a imagem foi registrada pelo fotógrafo Ricardo Wolffenbüttel e escolhida pelos jurados como a mais bela fotografia de campo da América do Sul na categoria profissional. Além dela, outras 30 imagens fazem parte da exposição.
“A terra cura”
Em preto e branco, a imagem campeã mostra o agricultor Edésio Voges, da comunidade de Vargem do Braço, no município de Santo Amaro da Imperatriz, segurando um belo exemplar da couve chinesa. No registro, Voges está usando máscara.
“A foto foi feita no auge da pandemia e tem um significado muito importante. Ela é de uma família de agricultores orgânicos que tem uma cooperativa em Santo Amaro, na Grande Florianópolis”, explica Wolffenbüttel, enaltecendo o fato de que o trabalho destas pessoas garantiu que não faltasse alimento na mesa da população. “O senhor Voges falou uma coisa muito interessante para mim na época: o ser humano tem que tomar a terra como exemplo, pois ela se cura. Quando tu envenena a terra, ela se cura. De alguma maneira o ser humano se envenenou, e com o tempo certo conseguimos dar a volta por cima e replantar”, conta o fotógrafo.
A atual edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que teve o tema “Agricultura, substantivo feminino”, contou com 2201 imagens registradas por 530 fotógrafos entre profissionais e amadores, da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.