Festival ocorre de 24 de março a 3 de abril com exibições no Paradigma Cine Arte

Florianópolis recebe a 1ª Mostra AF de Cinema da Francofonia, com 17 produções e coproduções da França, Canadá, Bélgica, Argélia, Qatar, Romênia, Ruanda, Quebec e Suíça, a maioria inédita na Capital. As exibições serão no Paradigma Cine Arte, com sessões gratuitas pela manhã e a preço popular à noite.  A abertura oficial, no dia 24, será com o aclamado 143, Rue du Desert (foto em destaque), de Hassen Ferhani (França/Argélia/Qatar), às 11h. A mostra segue até 3 de abril e é promovida pela Aliança Francesa Florianópolis, com o propósito de apresentar filmes que retratam, de diferentes maneiras, a diversidade cultural que um mesmo idioma abriga — a língua francesa é falada em pelo menos 30 países de quatro continentes. Essas nações integram a chamada La Francophonie, ou Organização Internacional da Francofonia. É justamente a pluralidade das culturas da Francofonia que o festival irá apresentar na telona. 

“A primeira edição da Mostra AF de Cinema da Francofonia nasceu de uma vontade muito forte de criar um evento para celebrar a francofonia e juntar as nações que, embora diferentes, compartilham um mesmo idioma. Além disso, a ideia é criar um espaço de encontro por meio da cultura, que é o melhor canal para difundir valores e vincular uma mensagem forte, uma mensagem de unidade entre os povos, de amizade. A programação representa bem a francofonia, presente no mundo inteiro”, afirma a diretora da Aliança Francesa Florianópolis, Marilyn Pellicant. 

Nesse sentido, a seleção de filmes reflete a produção contemporânea na língua francesa e evidencia temas e discussões bastante atuais, como a guerra, processos migratórios, refugiados, o amor, infância, os diferentes modelos familiares. A curadoria também abrange diferentes linguagens, como documentário e animação. 

O filme 143, Rue du Desert, por exemplo, do diretor Hassen Ferhani, é um documentário sensível sobre uma  mulher idosa que administra um café na principal rodovia da Argélia. Já a comédia dramática Maria, de Alec Pronovost, conta a história de uma mulher no fundo do poço e sem nenhuma experiência de trabalho que dá a volta por cima antes que a vida simplesmente acabe. Para crianças, a animação Le Petit Vampire (O Pequeno Vampiro), de  Joann Sfar, mostra um simpático vampiro cujo sonho é ir para a escola e fazer amigos.  A programação completa, bem como as sinopses dos filmes, está abaixo. 

Sessões acessíveis e gratuitas pela manhã 

Ao longo dos 11 dias de programação, todas as sessões agendadas para às 11h serão gratuitas. As demais, às 21h, têm entrada a preço popular (R$ 12). Também estão previstas exibições exclusivas para escolas. Uma das sessões – agendada para o dia 26 – será acessível para pessoas surdas, com tradução em LIBRAS – Língua Brasileira dos Sinais. 

Confira a programação completa no site da AF.