Performance é o resultado de um processo de formação em teatro promovido pela ADEH

Nesta terça-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, Florianópolis recebe a estreia da performance Não Representadas, resultado de um processo de formação em teatro promovido pela ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, através do projeto Teatro Líder, contemplado na última edição do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. A apresentação gratuita começa às 20h, no teatro do SESC Prainha. Haverá ainda sessões nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Oficinas técnicas e artísticas nas áreas de dramaturgia, figurino, maquiagem, produção e audiovisual foram oferecidas gratuitamente nos últimos seis meses à comunidade atendida pela ADEH, que atua há mais de duas décadas em Florianópolis visando a garantia de direitos, a promoção de saúde e a discussão dos Direitos Humanos e de políticas TLGB (Travestis, Transexuais, Lésbicas, Gays e Bissexuais). Além do espetáculo, será exibido um curta-metragem cuja gravação foi toda realizada com o equipamento disponível na associação e dos próprios alunos, mostrando que é possível realizar um documentário com meios de produção acessíveis. 

Já o processo de criação da performance teatral Não Representadas foi definido através de metodologias de improviso e da investigação de procedimentos documentais. A ideia de resistência foi disparadora de exercícios e jogos que iniciaram os participantes na linguagem do teatro e da performance. Em seguida, os atores foram convidados a relatar passagens autobiográficas que significassem trajetórias pessoais de resistência.

Algumas dessas histórias foram objeto de improvisações e organização dramatúrgica, e transformaram-se em cenas que transitam por tons, abordagens e linguagens diversas entre narrativa, depoimento, performance e representação. O objetivo era que os participantes encontrassem no processo criativo um espaço de acolhimento e resistência, e que fossem autores e protagonistas de sua própria representação. O elenco é formado por Alex Kizme, Carla Figueiredo, Jenn Lopez, Jéssica Modesto, Johnny Beng, Laurinha Brelaz, Rita Feijão, Suélen Rosa e Vicky Silveira. As aulas também tiveram participação de  personagens pessoas trans que possuem algum vínculo com a associação, como a artista e ativista Selma Light. 

Não Representadas

Quando: 29, 30 e 31 de janeiro, às 20h e 1º de fevereiro, às 17h e às 20h
Onde: Teatro SESC Prainha – Tv. Siríaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis
Quanto: Entrada gratuita com ingressos distribuídos no local a partir das 19h