Evento catarinense recebe a feira paulista em sua quinta edição, que será no CIC
Nunca há um Nømad Mercado como o outro. O evento idealizado por Caroline Toledano e Laura Pereira, que reúne e incentiva a cena independente de design contemporâneo e artesanal, cresce e traz novidades a cada edição. Para a quinta, que ocorre de 5 a 8 de setembro pela primeira vez no CIC, em Florianópolis, o Nømad traz pela primeira vez ao Estado a Feira na Rosenbaum, uma das feiras mais conhecidas e estabelecidas do Brasil.
No total, serão cerca de 50 expositores com produções de roupas, objetos de decoração, para casa e bem-estar, entre outros. A Feira na Rosenbaum, além da curadoria de expositores que busca trabalhos alinhados com o propósito de expor a alma brasileira, cria uma atmosfera multissensorial em cada edição, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros e encontros em uma energia de casa, de acolhimento.
“A Feira tem uma curadoria forte. A primeira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma ‘misturada’. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na Feira – a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos”, conta Cris Rosenbaum, curadora de design e fundadora da Feira na Rosenbaum.
Esta curadoria busca designers e marcas que apresentem em suas composições originalidade e identidade própria, além de valores e atitudes alinhados com a consciência ambiental e global. E desta vez, o tema do Nømad Mercado + Feira na Rosenbaum dialoga com a Teoria das Cinco Peles, proposta pelo arquiteto austríaco F. Hundertwasser, que trata a importância do indivíduo e sua relação de harmonia com a natureza, bem como seu direito à expressão pessoal por meio da arte, arquitetura e estética.
“Ele acreditava que a produção industrial mecanizada gerava infelicidade e propunha uma liberdade criativa aliada a um compromisso ecológico”, direciona Laura.
A primeira camada é a pele, a segunda é a roupa e a terceira, a casa. Com isso, Hundertwasser defendia a individualidade criativa onde cada ambiente deveria ter a expressão pessoal e coerência com quem o habita. Já a quarta camada é o entorno social, a família, vizinhança, cidade, país; e a quinta, o entorno mundial, a ecologia e a humanidade.
“Com a frase ‘se quisermos sobreviver, todos temos que atuar’ faz um convite a uma colaboração que parte do individual ao coletivo, trazendo todos para um objetivo em comum”, finaliza Caroline.

Marcas queridas e que já participaram de outras edições do Nømad estarão novamente presentes, como Greta, Adore Handcraft e Laura Pereira. Em parceria com a Feira, estão confirmadas marcas como Olea Saboaria, Pavio de Vela e Spiral Cerâmicas.
Outra novidade é o lançamento da YVY em Floripa, marca que propõe uma nova forma de limpar a casa, mais simples, com mais eficiência e o mínimo de impacto no planeta.
Quando: de 5 a 8 de setembro, das 11h às 21h
Onde: CIC – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita