Encerramento da temporada de circulação será no próximo fim de semana, 11 e 12 de novembro
Ao comemorar os 42 anos de sua fundação, o grupo O Dromedário Loquaz mostra a sua resistência e dedicação na arte de fazer teatro com a temporada gratuita de circulação pelo estado de Santa Catarina. No próximo fim de semana, 11 e 12 de novembro, encerra-se o ciclo deste projeto com chave de ouro em um lugar repleto de história, no Theatro Adolpho Mello, fundado em 1854, localizado em São José. O primeiro teatro de Santa Catarina ainda existente será o palco dos espetáculos “A mulher do general e a outra”, no sábado (11), às 20h, que aborda a temática do patriarcado através de uma narrativa intensa e permeada por músicas executadas ao vivo. No domingo (12), às 16h, será apresentado o infantil “O Pequeno Príncipe”, com uma linguagem poética e metafórica, para crianças de todas as idades.
Em cada espetáculo, a plateia presente se relaciona com os personagens aflorando diferentes emoções. O ator Vinicius Pasinato Damian percebe a conexão com o público através da comicidade, especialmente no personagem do Vaidoso, na peça do “O Pequeno Príncipe”. Em “A mulher do general e a outra”, o discurso presente gera muitas identificações como mulher para a própria atriz Diana Adada Padilha, conectando-a com os seus sentimentos. A diretora do grupo, Sulanger Bavaresco, declara que “foi uma surpresa ver a emoção do público, ver as pessoas chorando, como uma catarse pela história que estamos contando na cena, e com isso percebemos a importância do quanto é preciso ser destacado sobre o tema da mulher em todos os tempos históricos”, falando sobre “A mulher do general e a outra”.
“A mulher do general e a outra”, um espetáculo inédito e com dramaturgia original, foi concebido durante a pandemia, com estudo do texto, criação dos personagens e ensaios on-line. Adaptado a partir da obra homônima de Iur Gomez, dialoga com temas latentes em nossa sociedade, apesar de passar-se no início do século XX, retratando o domínio do patriarcado em uma cidade interiorana do Brasil. A apresentação conta com dez atores em cena e um pianista que executa a trilha sonora ao vivo, permeado por cenas intensas e músicas que despertam a emoção, construindo uma relação com o público.
Para as apresentações no Theatro Adolpho Mello, os convites estão sendo disponibilizados gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo de São José através de nome na lista pelo WhatsApp (48) 98419-7963, limitado a 50 ingressos. No dia do evento, serão distribuídos 50 ingressos no local uma hora antes das apresentações.
Acompanhe pelo Instagram do grupo.
Foto em destaque: Mauricio Garcias