Cinco artistas participam da mostra, que fica em cartaz até 14 de setembro
Pinturas, instalações e objetos compõem a exposição O Sul São Meus Pais, que abre ao público nesta quinta-feira (27), na Fundação Cultural BADESC, no Centro de Florianópolis. Com curadoria de babel babel, a exposição coletiva apresenta 30 trabalhos de artistas de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais: Cenora, Estela Camillo, Gustavo Magalhães, Hércules Scapo e João Matheus.
“Somos um grupo de jovens artistas nascidos e/ou criados na região Sul do Brasil e que se reuniram com o desejo de discutir através de pinturas figurativas e objetos, a identidade regional, os estereótipos e problemas sociais existentes na tríade sulista”, compartilham os artistas.
De acordo com os artistas, além de um lugar geográfico, o Sul do Brasil ocupa um espaço no inconsciente coletivo visual nacional, e é também um espaço de simbolização afetiva na infância de todos que integram o coletivo.
Os cinco artistas buscam traçar relações pictóricas e conceituais entre os trabalhos e se apropriam de materiais que compõem a rotina a fim de transfigurar a cronografia sulista, sugerindo um outro prisma para o público.
Imagem em destaque: Estela Camillo